Nosso compromisso com a pauta racial

Nosso compromisso com a pauta racial

Fortalecendo o nosso apoio às políticas de equidade racial, neste mês da Consciência Negra, o CIVI-CO promove a primeira edição da Vitrine Ubuntu, feira de impacto social que fomenta o afroempreendedorismo em diferentes áreas.

Já nascemos aliados da pauta antirracista e temos a missão de conquistar mais combatentes para esta luta. Em 2021, lançamos a Trilha do Racismo Estrutural, e neste ano reafirmamos o nosso compromisso com a diversidade racial nos eventos realizados no CIVI-CO, como o Cannabis Thinking: Legado.

Empreendedorismo com oportunidades iguais

A Vitrine Ubuntu é um evento de empreendedorismo de impacto socioambiental que visa a diversidade e o protagonismo negro. O encontro tem objetivo de promover redes de contato, maximizar o afroempreendedorismo e antecipar tendências de inovação.

A programação do evento conta com rodas de conversa, desfile de moda, atividades culturais e feira com exposição e venda de produtos de mais de 10 marcas voltadas para o mercado afro.

Os painéis trazem a equidade racial para o centro do debate das pautas ESG, com participação de empreendedores(as) sociais, lideranças do mundo corporativo, ativistas e aliados(as) da causa antirracista.

O evento é idealizado por Samanta Constantino, empreendedora do setor de beleza, com apoio do CIVI-CO, primeiro hub de impacto cívico socioambiental da América Latina.

Trilha do Racismo Estrutural

Fruto de uma ação colaborativa entre  CIVI-CO e TRACE Brasil, a trilha traz uma  linha do tempo com informações e datas históricas que mostram a construção da estrutura do racismo no Brasil.

O conteúdo está disponível em uma série de vídeos no nosso canal do YouTube. O conteúdo tem a apresentação de AD Junior, Head de Marketing da Trace Brasil e idealizador da proposta.

Assista à Trilha do Racismo Estrutural! 

Cannabis ESG 

As vozes das pessoas negras foram o legado mais importante da quarta edição do Cannabis Thinking. As mesas e painéis dialogando com a proposta de tornar acessível os impactos socioambientais gerados pela cannabis trouxeram a diversidade necessária para se repensar e questionar a guerra às drogas, que mata e encarcera muitos jovens negros.

As falas potentes chamaram a atenção para o caráter racista existente no proibicionismo da cannabis e apontaram, principalmente, para um futuro onde as pessoas pretas sejam incluídas e protagonistas nesse cenário de uma possível legalização, podendo ter acesso aos produtos e também empreender neste segmento.

Comunidade aliada

No dia 21 de novembro, a cofundadora do CIVI-CO, Patrícia Villela Marino, foi premiada com o “Troféu Raça Negra”, prêmio da Universidade Zumbi dos Palmares que celebra personalidades atuantes no combate ao racismo e na defesa da população negra.

O troféu homenageou 20 mulheres, entre elas a ativista Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, a ex-presidente Dilma Rousseff e a escritora moçambicana Paulina Chiziane, primeira negra vencedora do Prêmio Camões de literatura.

Em seu discurso, Patrícia Villela Marino ressaltou a importância do letramento racial, inclusive para que pessoas brancas deixem de ser “instrumentos da branquitude e do branqueamento” para se tornarem “promotores de letramento”.

CIVI-CO Mag #3

A terceira edição da revista digital de impacto do CIVI-CO será lançada no final de novembro, em uma publicação especial dos 5 Anos da nossa Comunidade.  Pensando no Futuro dentro de uma ótica de sucesso, a revista vai enfatizar o impacto gerado por trajetórias afrocentradas que estão apresentando soluções dentro do ecossistema.

Fique atento(a) nas nossas redes sociais para acompanhar o lançamento da CIVI-CO Mag #3.

Como dissemos, aqui no CIVI-CO a luta antirracista é uma pauta permanente. Tanto dentro da nossa Comunidade composta por diversos empreendedores pretos, quanto pela nossa equipe e pelos nossos conselheiros, que levantam a causa da diversidade racial para além das nossas paredes e fazem deste espaço um lugar de transformação.