O poder do engajamento nas Eleições

O poder do engajamento nas Eleições

Engajamento, palavra que ganhou força com as redes sociais, mas que já faz parte da nossa vida há tempos. Engajar significa apoiar uma causa, colaborar com um propósito. Então, as Eleições de 2022 seriam um grande exemplo desse fenômeno social tão falado nos últimos tempos.

No período eleitoral os candidatos estão em busca do envolvimento dos eleitores para representar causas e, se eleitos, assegurar direitos e pensar em políticas públicas.

Vocês sabem por que os políticos estão em busca do seu engajamento?

Porque eles sabem que o seu voto tem poder. É através das nossas escolhas nas urnas, que o futuro poderá ser construído. E não apenas o nosso voto, mas também a capacidade de influenciar outras pessoas.

Comunidade engajada

Sabendo da importância do engajamento, nossa comunidade realizou a trilha de eventos “Diálogos CIVI-CO”, que promoveu o debate de diversas pautas sobre as Eleições de 2022 e os direitos cívicos, sempre abordando as questões raciais nas discussões.

No próximo dia 28 de setembro acontecerá o nosso último encontro, com o tema “Promova justiça social com seu voto”. Em parceria com o Coletivo Pinheiros, queremos fomentar o engajamento cidadão nesta reta decisiva das eleições.

A roda de conversa terá a participação de empreendedores sociais que estão transformando o mercado de trabalho brasileiro: Débora Paiva (fundadora da Ubuntu Labs), Jennifer Rodrigues (sócia fundadora do Empreende Aí) e Rogério Nogueira (sócio fundador da AppJusto).

Além desse encontro, realizamos outros dois onde falamos sobre representatividade e direitos eleitorais, trazendo para o centro da disputa eleitoral temas como diversidade, transparência e direitos humanos.

Engajamento cidadão

Nestas eleições, o Brasil conquistou um marco histórico: através de campanhas nas redes sociais, em 2022 teremos o maior número de jovens eleitores da história. Do total desses jovens entre 16 e 17 anos, 55% são mulheres, segundo o levantamento feito pela Girl Up Brasil, que analisou os dados fornecidos pelo TSE.

Essas campanhas também têm o intuito de aumentar a representatividade na política brasileira. Por exemplo, a cada 100 candidatos eleitos, menos de 3 são mulheres negras.

Pensando nisso, diversas campanhas de apoio estão sendo realizadas para fortalecer essas candidaturas de representantes minorizados, como:

#VoteNelas – apoia e ajuda a divulgar candidaturas de mulheres negras.

#BancadaIndigena – com uma proposta de “aldear” o congresso a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), apresentou 30 candidaturas de todas as regiões do País.

#VoteLGBT – busca aumentar a representatividade e criar uma rede de apoio para candidaturas de pessoas LGBTI+.

#VotoEmPreto –  iniciativa da sociedade civil, que tem o apoio do CIVI-CO, destinada a potenciar as candidaturas de afro-brasileiros nas eleições de 2022. Conheça e apoie o movimento!

Faça parte da mudança

Junte-se a nós nesta luta democrática para aumentar a diversidade na política brasileira, transformando o nosso país em uma nação justa e igualitária.

Participe do Diálogo CIVI-CO #3