Brasil é o país do futebol, do samba e da água

Brasil é o país do futebol, do samba e da água

“Bebeu água? Tá com sede?” Não tem problema, pois moramos “em um país tropical abençoado por Deus” e que tem a maior reserva de água do mundo

Isso mesmo, se colocarmos toda água potável do planeta em um copo americano gigantesco, somente as reservas brasileiras representam 1 ⁄ 8 desse copo. 

A maior parte da superfície terrestre é coberta de água, mas um volume pouco maior que 2% é doce. E o que faz nosso país ser tão especial? Além de sermos pentacampeões mundial em futebol, somos também os maiores quando o assunto é água. 

O Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo, com 12% do total disponível no planeta. De acordo com a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), esse percentual representa o dobro de todos os rios da Austrália e da Oceania – superior em 42% do que o da Europa e 25% maior do que os do continente africano.

Porém, nem tudo são flores e água fresca. Se você tivesse com muita sede e bebesse apenas 12% de um copo americano, essa quantidade mataria sua sede?  

No Brasil é mais ou menos isso que acontece. Uma velha conhecida nossa, chamada desigualdade, também dá as caras por aqui. Apesar de existir muita água disponível, 20% da população urbana não dispõe de rede de água/esgoto e 65% das internações pediátricas são causadas pela poluição da água. 

Embora haja, em tese, 34 milhões de litros de água para cada habitante do nosso país, o sistema de saneamento básico e o tratamento de esgoto, por exemplo, torna parte da água imprópria para o consumo humano. 

“De toda água doce que existe no mundo, 12% está no Brasil, porém a má distribuição gira muito em torno das políticas públicas, que precisam ser redesenhadas para que essa água possa chegar de fato nessas pessoas, que precisam”, alertou Felipe Gregório da Florescer Brasil, empresa social membro da Comunidade CIVI-CO.

As águas brasileiras

Segundo estudo da Fundação SOS Mata Atlântica, o Brasil é a maior reserva hidrológica do planeta. Porém, existe uma má distribuição geográfica dessa divisão da água doce, que se encontra da seguinte forma: 70% na região norte, 15% na região centro-oeste, 6% no sudeste, 6% no sul e 3% no nordeste. 

Confira o top 5 dos rios mais importantes para a vida dos brasileiros:    

                    

  1. Rio Amazonas

Localizado na região amazônica, conhecida mundialmente por sua quantidade de água doce que oferece para os brasileiros, ele apresenta a capacidade de abastecer 74% de toda a demanda do país.

  1. Rio São Francisco

Nascendo na Serra da Canastra, o Rio São Francisco fica localizado em Minas Gerais, e corta todo o Nordeste do país. Atualmente, o rio sofre em alguns trechos com a poluição e o desmatamento das matas ciliares.

  1. Rio Tocantins

O Rio Tocantins está localizado no planalto de Goiás e abriga a principal usina elétrica da região, a de Tucuruí. O rio abastece o consumo de energia de 16,6 milhões de pessoas e é um dos maiores rios brasileiros que nasce dentro do território nacional, com 2.699 km de extensão.

  1. Rio Paraná

Ele compõe a bacia do Paraná, uma das mais importantes do país. A Usina de Itaipu, que está localizada no Rio Paraná, gera cerca de 15% de toda a energia consumida no Brasil. 

  1. Rio Tietê

Paulista de nascimento, o Tietê, com seus mais de mil quilômetros, atravessa todo o estado de São Paulo e deságua no Rio Paraná. Esse rio tem grande importância desde a época da colonização do Brasil, tanto pela produção de água, quanto pela geração de energia. 

Vidas secas 

Em todo o país, quase 35 milhões de pessoas não têm acesso a serviços de água tratada. Aí você deve pensar que essas pessoas são moradores de regiões áridas no interior e nordeste do país, né? Muito bem, erroooooou!

Aproximadamente 5,5 milhões das pessoas que não têm acesso a água própria para consumo moram nas maiores cidades do país

“Nós vemos uma série de privatizações acontecendo, e é preciso cobrar para que essas concessionárias também atendam as classes vulneráveis e não só o ‘filé mignon’ alí das classe média e alta ter faturamento, essa é uma questão vital”, acrescentou Felipe Gregório. 

As estatísticas divulgadas pelo Instituto Trata Brasil, que possui um ranking de saneamento, apresentou os dados das 100 maiores cidades brasileiras e do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) em 2021. 

Na prática, aproximadamente 100 milhões de brasileiros não contam com acesso à coleta de esgoto (22 milhões nas 100 maiores cidades do país) e metade desses resíduos não são tratados (49%). Isso é o mesmo que jogar na natureza 5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento, todos os dias.

Um oásis CIVI-CO

De acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (Água Potável e Saneamento), para garantir a universalização do saneamento básico é necessário a disponibilidade da oferta de água limpa para todos e todas. 

Em nossa Comunidade temos duas empresas sociais que trabalham a questão da água e o saneamento básico voltados, principalmente, para a população que não tem fácil acesso a esses bens: 

O Instituto Iguá busca contribuir para a universalização do saneamento no Brasil, por meio da promoção da inovação e da educação para o desenvolvimento sustentável.  

A empresa promove o acesso à água tratada e ao saneamento para comunidades em situação de vulnerabilidade e estimula a criação de soluções inovadoras para água e saneamento. 

Conheça o Instituto Iguá  

A Florescer Brasil é uma empresa social que nasceu com o propósito de contribuir com a universalização do acesso à água e esgotamento sanitário, sobretudo em áreas de alta vulnerabilidade social. 

Atuando como um hub, ela conecta parceiros e organizações a fim de solucionar as dores destas localidades, buscando sempre agir em conjunto a pequenos prestadores de serviços das áreas de intervenção, em prol também do desenvolvimento de economias locais.

Conheça a Florescer Brasil 

Um exemplo de solução é o projeto dos totens de água, realizado pela Florescer com o apoio do Instituto Iguá. A iniciativa tem por objetivo democratizar e universalizar o acesso à água disponibilizando o líquido em espaços públicos de forma gratuita.

“Toda reversão de lucro desse projeto, é voltado para investimentos em áreas de alta vulnerabilidade social, sobretudo na questão do saneamento, seja ela acesso a água, ou esgotamento sanitário e também o manejo de resíduos sólidos”, concluiu Felipe.