Voto em Preto: impulsionando candidaturas afrocentradas

Voto em Preto: impulsionando candidaturas afrocentradas

O Brasil vive em um espelho invertido. O país que vota não é o mesmo que governa. Você se vê refletido e representado quando assiste noticiário sobre política? Ou então quando aperta o verde na urna? 

É difícil se identificar, pois em um país tão diverso culturalmente e  etnicamente, apenas 24% (124 dos 513 deputados/as) são afro-brasileiros/as. No Senado Federal, a proporção é ainda menor: 16% (13 dos 81 senadores/as).

Vamos mudar esta realidade? Nossas escolhas têm esse poder! Por isso, estamos convocando brasileiros e brasileiras para uma ação transformadora! Faça parte da campanha #VotoEmPreto. 

APOIE ESTA CAUSA! 

A informação é uma aliada 

A proposta é criar uma plataforma de comunicação utilizando site e as redes sociais (Instagram, Twitter, TikTok e Facebook) para impulsionar as candidaturas de homens e mulheres negros/as, nas eleições de 2022.

Esse trabalho tem o objetivo de fazer ampla divulgação dos(as) candidatos(as) aos cargos em disputa: Presidência da República, Governo Estadual, Senado Federal, Câmara Federal e Câmara Estadual, nas 27 Unidades da Federação.

O movimento #VotoEmPreto, liderado pelo professor Helio Santos, presidente do Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil,  já encontra eco em diversos segmentos da sociedade brasileira. São homens e mulheres brancos ou negros que entendem a necessidade de Políticas de Reparação, Ações Afirmativas e Propostas de Equidade Racial.

De que lado “os sinos dobram” na política?

Ampliar a representatividade de afrodescendentes nos espaços de poder, notadamente no Parlamento, é visto como uma forma de acelerar a elaboração e implantação de políticas públicas destinadas a reduzir o fosso que separa os brasileiros afrodescendentes dos demais. 

É crucial entender que a pobreza, o analfabetismo, o desemprego, a violência policial e o encarceramento em massa, no Brasil, possuem cor e CEP bastante específicos. Esses recortes não são fruto do acaso. Eles acontecem no bojo do que se convencionou chamar de Racismo Institucional.

O que você ganha? 

Além da construção de um Brasil mais justo e igualitário, ajudar a nossa causa irá te dar acesso a todo conteúdo criado pela plataforma, evitando a desinformação e as fakes news

Sabemos que sozinhos não seremos capazes de atingir o objetivo. Por isso, contamos com o apoio de todos(as), seja doando ou compartilhando o link da campanha para que possa chegar a mais pessoas.

Acesse aqui para doar: https://www.kickante.com.br/financiamento-coletivo/voto-em-preto-impulsionando-candidaturas-de-homens-e-mulheres-afro-brasileirosas 

Afinal, para acelerar a equidade racial e a promoção social da esmagadora maioria dos brasileiros e brasileiras não basta não ser racista. É preciso ser antirracista. Vem com a gente e apoie esta causa! 

Leia mais sobre o tema neste conteúdo protagonizado pelo professor Helio Santos, idealizador da campanha:

https://www.geledes.org.br/vidas-negras-importam-de-fato-no-brasil/