Soluções para combater poluição nos mares

Soluções para combater poluição nos mares

Por Voz dos Oceanos

Do Brasil para o mundo liderada pela Família Schurmann, a Voz dos Oceanos está, literalmente, em águas internacionais. A expedição – que tem o apoio do Programa da ONU para o Meio Ambiente – navega pela costa leste dos Estados Unidos, onde começou sua jornada por Miami e Fort Lauderdale, na Flórida. No roteiro de cinco meses, passa ainda por Nova York, Hampton & Cape Cod, Boston, Maine, Nova Hampshire, Newport e Rhode Island.

Paralelo à navegação da tripulação do veleiro Kat rumo à Big Apple, a equipe de terra cruza o Atlântico e, em Portugal, leva a Voz dos Oceanos para a Conferência dos Oceanos da ONU, realizada em Lisboa. Após percorrer praticamente toda a costa brasileira, de Santa Catarina ao Pará, a tripulação da Voz dos Oceanos ultrapassa fronteiras e ecoa a urgência dos mares do planeta na sociedade mundial.

“Precisamos de uma conscientização e mobilização coletiva. Até 2040, estima-se que os mares devem receber entre 23 e 37 milhões de toneladas de plástico por ano, como aponta o relatório da ONU ‘Da Poluição à Solução: Uma Análise Global sobre Lixo Marinho e Poluição Plástica’. Verdadeiro pulmão do planeta, nossos oceanos estão sufocados e demandam por ações urgentes”, destaca David Schurmann, CEO da Voz dos Oceanos.

Até 2040, os oceanos devem receber até 37 milhões de toneladas de plástico por ano. Fotos: Voz dos Oceanos/Divulgação

“No mar, diante de uma tempestade no horizonte, por exemplo, nós, velejadores, não ficamos alardeando ‘olha a tempestade’. Com serenidade e segurança, a gente enfrenta e supera essa tempestade! Esse é o espírito que trazemos para a Voz dos Oceanos. Cientes do desafio, vamos juntos buscar por ações coletivas e por soluções capazes de reverter esse cenário”, acrescenta.

Limpando oceanos

Iniciada no Brasil, em agosto de 2021, a expedição Voz dos Oceanos passará por cerca de 65 destinos nacionais e internacionais até chegar na Nova Zelândia, em novembro de 2023. Durante pouco mais de dois anos de navegação, sua tripulação vem testemunhando e registrando a poluição nos mares, mas também as ações de pessoas tão diversas, comprometidas com o bem-estar e a saúde da população e do planeta.

“De jovens que refletem uma geração que quer e acredita na transformação capaz de recuperar e preservar os oceanos a pessoas ‘mais experientes’ e que já vêm transformando o seu entorno, as suas comunidades, liderando ONGs, iniciativas e projetos, nossa Voz dos Oceanos vem ampliando o alcance de atitudes inspiradoras. O futuro é agora e a transformação é sim possível”, afirma David.

Fotos: Voz dos Oceanos/Divulgação

A expedição está conectada a outros pilares importantes da Voz dos Oceanos: o primeiro, com uma vertente empreendedora, atua para fomentar empreendedores e startups que tenham como proposta encontrar soluções para diminuir ou eliminar o uso do plástico no âmbito industrial; o segundo, científico, é liderado pela Universidade de São Paulo (USP) e investiga os diferentes níveis de impacto nos oceanos, e o terceiro pilar aposta na educação, atuando junto de professores e estudantes. David acrescenta que, “na defesa dos nossos oceanos, a Voz dos Oceanos vem mobilizar diferentes setores da sociedade”.

O CEO também lembra que a Nova Economia do Plástico vem aí! “Nesse contexto, convidamos a sociedade civil a repensar seus hábitos de consumo e a adoção de comportamentos que minimizem o impacto dos resíduos no ambiente marinho; as empresas e indústrias a reverem toda a cadeia produtiva, e os governos a olharem com mais atenção à urgência de políticas públicas de gestão de resíduos. A transformação depende de todos nós. E todos nós – e futuras gerações – seremos beneficiados por essa grande mobilização”, conclui David.

Planeta CIVI-CO #14

Ouça o nosso podcast sobre o ODS 14 com a participação de Heloisa Schurmann, velejadora, escritora e defensora dos oceanos na Voz dos Oceanos.