Saúde mental e voluntariado corporativo

Saúde mental e voluntariado corporativo

pandemia causou muitos impactos na saúde mental das pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, globalmente, a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.

As mudanças nos modelos de trabalho, como a alteração brusca para o home office, foram um dos diversos fatores que influenciaram a saúde mental dos trabalhadores.

Muitas pessoas enfrentaram desafios com o novo modelo, como: falta de contato humano; dificuldade em separar momentos de trabalho e de lazer e, consequentemente, trabalhar mais; necessidade de conciliar novas responsabilidades.

Os casos de Síndrome de Burnout, caracterizada por sintomas decorrentes de um esgotamento profissional, também cresceram muito recentemente. De acordo com uma pesquisa da LHH do Grupo Adecco, 38% dos entrevistados dizem ter sofrido Burnout ao longo de 2021.

Esse aumento no número de casos de Burnout vem preocupando as empresas, que buscam soluções para melhorar a saúde mental de seus colaboradores.

Como as empresas podem ajudar a prevenir problemas de saúde mental?

Quando os colaboradores da empresa estão mentalmente saudáveis, a equipe torna-se mais motivada e produtiva, e o ambiente de trabalho fica mais agradável.

Existem algumas ações voltadas para saúde mental que as empresas podem e devem promover:

  • Disponibilizar sessões de psicoterapia, além da conscientização sobre tratamento psicológico para diminuir os tabus existentes;
  • Oferecer benefícios que incentivam a atividade física e um estilo de vida mais saudável;
  • Garantir um canal aberto e ativo de feedback;
  • Realizar eventos voltados para a saúde mental (de palestras a aulas de yoga);
  • Adotar uma cultura acolhedora e treinar as lideranças;
  • Realizar ações que movimentam a rotina de uma maneira diferente e geram intervalos saudáveis no trabalho, como o voluntariado corporativo.

 

Uma solução alternativa: trabalho voluntário

voluntariado corporativo, além de beneficiar diretamente o público-alvo das ações, também traz benefícios para quem o pratica. E, de fato, colaboradores que dizem trabalhar com um senso de propósito possuem níveis 5 vezes mais altos de bem-estar no trabalho.

“O voluntariado é um gerador de saúde física e mental em toda a sua cadeia de valor. As pessoas se desenvolvem e se sentem úteis; compartilham conhecimento e habilidades; tornam-se produtivas, pró-ativas e protagonistas de atividades para o bem comum; e relacionam-se com outras pessoas e realidades”, afirma Silvia Naccache, consultora em voluntariado.

Quebra na rotina cansativa de trabalho

O trabalho voluntário, mesmo que seja remoto e de perfil administrativo, simboliza uma atividade diferente do dia-a-dia corrido e de alta demanda de produtividade do ambiente corporativo.

Sentimento de satisfação

Fazer o bem faz bem. Dedicar-se a causas com as quais se identifica e ver o impacto que você pode causar na vida de outras pessoas traz um sentimento de pertencimento e de satisfação, até mesmo de satisfação pessoal por ter tomado a iniciativa de fazer a diferença.

Interação e networking fora do ambiente de trabalho

O voluntariado corporativo traz consigo a oportunidade de conhecer novos colegas de trabalho e até mesmo de interagir com conhecidos em um contexto mais informal, sem cobranças e competitividade.

O voluntário coloca em prática habilidades que não são usadas no dia-a-dia

O voluntariado pode ser uma ótima oportunidade para explorar habilidades que o colaborador não consegue mostrar nas demandas profissionais, aumentando a autoestima e a autoconfiança do voluntário.

Reconhecimento social e no ambiente corporativo

A pessoa que se engaja com causas socioambientais é vista como altruísta e com vontade de ajudar os outros, de modo que passa a ter maior reconhecimento dentro do ambiente de trabalho.

Alia acredita que o voluntariado corporativo transforma vidas. A Alia é uma solução para ampliar o impacto socioambiental das empresas através do voluntariado corporativo. 

Mapeamos os interesses e necessidades de cada empresa e de seus colaboradores. Através de uma rede de organizações sociais, implementamos, acompanhamos e mensuramos a experiência do voluntário.