Por que precisamos de um acordo do plástico?

Por que precisamos de um acordo do plástico?

Em um dia comum, como todos os outros, parece que nada de diferente vai acontecer, mas… neste exato momento você está cometendo um crime ambiental

Sim, hoje você vai despejar no meio ambiente cerca de 170 gramas de lixo plástico. Pois é, todos nós estamos matando a biodiversidade do planeta a cada segundo. 

Sei que você deve estar pensando:

 – “Nossa, 170 gramas é bem menos do que o prato de comida que almocei no self-service. Não tem nada de criminoso nisso, e me julgo inocente desta acusação.”

Porém, o problema é mais sério. Vamos raciocinar juntos. Para nos ajudar, vou recorrer aos dados apresentados pelo relatório “Solucionar a Poluição Plástica – Transparência e Responsabilização” apresentado pelas Nações Unidas em 2019: 

  • O Brasil produz 11 milhões de toneladas de lixo plástico por ano
  • Cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana
  • Somente 145 mil toneladas de lixo plástico são recicladas
  • 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular
  • 7,7 milhões de toneladas ficam em aterros sanitários
  • Mais de 1 milhão de tonelada não é recolhida no país

Ficou assustado?! Espera aí que ainda piora. Um estudo publicado na revista PLOS ONE estimou que 5 trilhões de peças de plástico, grandes e pequenas, pesando 269 mil toneladas, podem ser encontradas em todos os oceanos do mundo, mesmo nos lugares mais remotos. 

Segundo os dados apresentados pela Campanha Mares Limpos no Brasil, em todo o mundo os plásticos matam cerca de 100 mil animais por ano, causando US$ 13 bilhões em danos. 

Calcule o seu uso de plástico diário. Não vale mentir, hein?!  https://www.omnicalculator.com/ecology/plastic-footprint 

 

Alguém me socorre! 

Então, pensando em frear esse tsunami de plástico, as Nações Unidas (ONU) criaram no último 2/3 um plano para estabelecer o primeiro pacto global contra a poluição por plástico, descrevendo-o como “o tratado verde mais significativo desde o Acordo de Paris de 2015”. 

Representantes de Estados integrantes da ONU (são quase 200 no total) conversaram por mais de uma semana em Nairóbi, no Quênia, para editar o esboço de um pacto mundial em prol de ações efetivas que busquem não só despoluir, mas também diminuir o consumo do material

Então eu posso ficar despreocupado?! 

Óbvio que não! O problema é que esse material está aqui hoje e ainda estará amanhã. No próximo ano. E nos quatro séculos seguintes. O plástico que tanto usamos demora cerca de 400 anos para entrar em decomposição.

Até porque você mora em um país tropical que é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia, segundo a ONU. O Brasil também é um dos que menos recicla este tipo de lixo: apenas 1,2% é reciclado, ou seja, 145 mil toneladas. 

Lutando contra o inimigo

Então agora é a hora de arregaçar as mangas e fazer sua parte. Você pode começar adotando práticas saudáveis e sustentáveis, como: 

  • Recuse descartáveis em pedidos delivery; 
  • Prefira utilizar sacolas retornáveis; 
  • Leve uma garrafa reutilizável na bolsa; 
  • Diga não aos canudos de plástico;
  • Use um saco de pano ou coloque as frutas, legumes e vegetais direto na cestinha.
E você, pratica o que está dizendo? 

O CIVI-CO sim! Aqui na nossa Comunidade temos uma parceria com a MUSA, empresa que nos ajuda a fazer a gestão de resíduos eficiente a partir do uso inteligente da tecnologia que permite 100% de reuso do lixo.

Estamos unindo forças para melhorar o impacto econômico, cívico e socioambiental ao nosso redor, garantindo a subsistência do nosso planeta.

                     

 

Conheça a MUSA! 

Os resíduos do prédio do CIVI-CO são separados em 3 categorias: orgânicos, recicláveis e outros. A coleta é realizada diariamente e o lixo é levado ao destino de reuso mais adequado. E podemos acompanhar todo esse processo pelo aplicativo da MUSA.

Com o Selo Musa, nossa empresa assegura que todo resíduo retorne para uma cadeia produtiva de reuso e evidencia o nosso compromisso ambiental.

Venha conhecer essas e outras iniciativas da Comunidade CIVI-CO. Tome um café aqui com a gente – no copo de papel, claro!