Piadas ruins, o futebol e o ESG

Piadas ruins, o futebol e o ESG

O que uma defesa da “liberdade de expressão” no humor e um estádio lotado na Espanha ecoando cantos e falas racistas têm em comum? Aparentemente podem parecer fatos isolados, mas em uma análise não muito profunda transparecem um lado da sociedade que ainda não está preparada para lidar com a diversidade.

pauta racial movimentou as redes sociais brasileiras nos últimos dias. Os casos do jogador Vinícius Jr. e do humorista Fábio Porchat tematizaram a mídia – e com razão! Em um país onde 56% da população se identifica como preta ou parda (IBGE) é natural que esses temas pautem a sociedade. Principalmente quando há figuras públicas envolvidas.

Porém, quanto dessa discussão consegue furar bolhas da comoção e inconformismos instantâneos e se manter como um fenômeno permanente enfrentando uma estrutura hétero, branca e cisgênera?

Craque do Jogo

Diversas formas de engajamento da sociedade nos temas pertencentes à diversidade e no combate aos preconceitos já estão sendo utilizadas. Entre elas, podemos destacar as práticas ESG. A relação entre essa sigla (Environmental, Social and Governance) e a diversidade é um assunto cada vez mais relevante nas esferas públicas e privadas.

ESG refere-se a como os ecossistemas devem considerar suas práticas e decisões. A diversidade, por sua vez, envolve a inclusão de pessoas de diferentes origens, gêneros, etnias e habilidades em todos os níveis da organização. Esses dois conceitos estão interligados e desempenham um papel fundamental no sucesso e na sustentabilidade do planeta.

Ainda muito ligado ao meio corporativo, o ESG tem um impacto direto no aspecto social dos sistemas econômicos. Promover a diversidade dentro das organizações transforma  um ambiente inclusivo, onde todos os colaboradores são valorizados e têm igualdade de oportunidades. Isso só fortalece a cultura empresarial: aumenta a satisfação dos funcionários, melhora a colaboração e promove um senso de pertencimento.

Com a consolidação dessas práticas, novas ações podem se propagar para além do ambiente corporativo e chegar em outros espaços. A diversidade também contribui para a criação de equipes mais inovadoras e criativas, já que diferentes perspectivas e experiências trazem novas ideias e soluções.

Um exemplo prático simples: se times e ligas de futebol adotassem as práticas ESG nas suas organizações, as ações de combate ao racismo seriam mais constantes e efetivas. Da mesma forma, as empresas patrocinadoras se distanciariam dessas equipes vinculadas aos discursos preconceituosos.

Hoje as empresas reconhecem a importância de contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade como um todo. Isso inclui a promoção da igualdade de oportunidades e o respeito pelos direitos humanos.

Ao abraçar a diversidade, as empresas demonstram seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos e todas têm chance de prosperar.

Bons exemplos importam

Um grande exemplo de movimento que conseguiu romper a efemeridade das redes sociais e se tornar concreto e mundialmente conhecido foi o “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam). O movimento teve origem nos EUA em 2013 com o uso da hashtag #BlackLivesMatter nas mídias sociais, após a absolvição de George Zimmerman, responsável pela morte do adolescente afro-americano Trayvon Martin.

O BLM continua organizando protestos em torno da morte de pessoas negras causada por policiais e contra questões mais amplas de discriminação racial, como a brutalidade policial e a desigualdade racial no sistema de justiça criminal dos Estados Unidos.

Aqui na nossa Comunidade de impacto temos algumas iniciativas alicerçadas em práticas ESG que combatem preconceitos e opressões estruturais, buscando uma transformação social:

  • Piraporiando propõe essas mudanças através de uma educação anti bullying e antipreconceito.
  • Instituto DaCOR utiliza uma base de dados para apontar a desigualdade existente nessas estruturas.
  • Trace utiliza a produção de conteúdos afrocentrados como forma de pertencimento, informação e luta.

Conheça outras iniciativas do CIVI-CO que possuem práticas ESG e venha transformar o mundo com a gente!