Oportunidade e qualificação para quem precisa

FOTO: Reprodução

Oportunidade e qualificação para quem precisa

Por Vitor Cavalcanti

Aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo até 2030. Esta é uma das metas integrantes dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável preconizadas ao Brasil pela ONU – e seu cumprimento não é tarefa fácil

Principalmente quando pensamos na grande massa de jovens que pertencem a famílias de baixa renda, sem condições de arcar com os custos de uma formação de ponta, incluindo faculdade ou cursos profissionalizantes e extracurriculares.

Ao mesmo tempo em que vemos a dificuldade desses jovens acessarem o mercado de trabalho, algumas áreas sofrem com a carência de profissionais especializados, como é o caso da Tecnologia da Informação (TI). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que, até 2024, o setor de TI terá cerca de 290 mil vagas em aberto. Porém, esse número é muito maior. 

A Brasscom, em seu dado mais atualizado, já fala em 800 mil profissionais demandados em três anos. Dura realidade: num país com 12 milhões de desempregados vivemos o paradoxo da falta de mão de obra qualificada para ocupar essas posições. 

Faltam oportunidades

Sabemos que uma das respostas para essa contradição é a educação. Mas

também sabemos que, infelizmente, esse é um caminho trilhado por poucos

brasileiros. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Anísio Teixeira (Inep) apontam que somente cerca de 20% das pessoas com idade entre 25 e 34 anos concluíram o ensino superior.

O jovem pobre e periférico dificilmente consegue ingressar numa universidade pública, ainda um privilégio das classes mais altas, mesmo com todos os mecanismos de cotas e melhoria de alguns indicadores sociais. Recorrer ao ensino superior privado também não é uma opção devido ao preço das mensalidades. 

É bastante comum ao jovem de baixa renda sustentar a própria casa, além de arcar com despesas básicas, como alimentação e transporte. Nessa realidade não há orçamento para investir em um curso técnico ou superior.

Por isso, incluir esses jovens na educação é tão necessário. A conquista não é somente para quem é contemplado, mas também para toda a sua família, que tem a oportunidade de ver o filho, neto ou sobrinho, por exemplo, dentro da sala de aula de uma universidade – muitas vezes o primeiro familiar a chegar tão longe. 

Essa vitória também é compartilhada pelo mercado de trabalho ao contratar mão de obra especializada. Mas, no fundo, ela é uma conquista para toda sociedade, já que a educação é um componente fundamental na empregabilidade e ataca diretamente os tristes indicadores de violência do nosso país.

O poder da Educação

Acreditamos que a educação é capaz de transformar vidas. E não é por acaso que o propósito do Instituto IT Mídia é transformar vidas por meio da educação e tecnologia. Foi o projeto “Profissional do Futuro”, destinado a jovens de baixa renda egressos de programas sociais, que deu início a nossas atividades. 

De lá para cá, foram concedidas mais de 600 bolsas de estudos entre cursos de pós-graduação, graduação, cursos técnicos e complementares. Recentemente ampliamos nossa atuação com projetos como o “Eu Capacito”, uma porta de entrada para formar talentos para economia digital e que já beneficia mais de 400 mil pessoas. 

O problema da formação de mão de obra especializada não é uma equação simples de resolver e tende a se acentuar na medida em que a digitalização e automação avançam. Novas tecnologias chegam ao mercado todos os dias e demandam talentos com um mix de habilidades totalmente diferentes. 

Aposte na juventude

A inclusão é uma longa jornada a ser percorrida, e por meio dos nossos projetos damos nossa parcela de contribuição à sociedade para transformar esse cenário.

Nossos jovens precisam de acesso à educação de qualidade e oportunidades no mercado de trabalho

Fica aqui o convite para que as empresas de base tecnológica e impacto social também contribuam para essa transformação, seja por meio de bolsas de estudo ou mesmo dando oportunidades de estágio ou de emprego para jovens oriundos de programas sociais. 

O Instituto IT Mídia está à disposição para ajudar nessa construção.

*Diretor-geral do Instituto IT Mídia