Escola de negócios da periferia para periferia

Escola de negócios da periferia para periferia

Por Jennifer Rodrigues & Luis Coelho*

Luis Coelho e Jennifer Rodrigues, sócios da Empreende Aí | Foto: Divulgação

A “Empreende Aí” era apenas um blog para falar sobre as experiências de como ser empreendedor na periferia. Em 2015, fundamos o negócio de impacto social de mesmo nome, depois de assistir a uma palestra do Muhammad Yunus e entender que precisávamos fazer algo mais aprofundado.

A partir daí começamos a estruturar a Empreende Aí enquanto escola de negócios, a primeira feita da periferia para a periferia, e que já capacitou milhares de empreendedores. Nosso foco é capacitar mulheres e homens afroempreendedores, bandeiras extremamente importantes para nós, visto que o corpo de sócios é formado por um homem negro e uma mulher.

Ao capacitar afroempreendedores, percebemos que muitos deles estão criando negócios voltados para melhorar a vida da população negra, como faz o Diogo Bezerra com seus negócios voltados à educação, um na área de idiomas e outro na de tecnologia. Ou como faz a Michelle Fernandes que possui um dos maiores e-commerces do Brasil voltados para a moda afro, com venda de turbantes e acessórios, fortalecendo a moda e a cultura negra.

Assim como também faz o Bruno Brigida do “Clube da Preta”, que criou um clube de assinatura para vender produtos de pequenos afroempreendedores para a população de classe média alta, fortalecendo a cultura preta em diversas camadas sociais e gerando renda para esses empreendedores.

Formando potências

A Empreende Aí possui programas de capacitação 100% online, 100% presencial e híbridos. Além disso, temos, em parceria com outras organizações, dois fundos de microcrédito com política de juros zero para poder colocar dinheiro na mão do empreendedor que está negativado, por exemplo.

Gerenciamos quatro escritórios compartilhados de trabalho juntamente com a prefeitura de São Paulo, em regiões periféricas, onde oferecemos infraestrutura de trabalho, rede de conexões e capacitações todas as semanas, nos mais variados temas relacionados ao empreendedorismo e a geração de renda.

Entendemos que o combate ao racismo precisa de várias frentes acontecendo simultaneamente: frentes políticas, econômicas, educacionais, culturais e muitas outras. Afinal, para combater o racismo precisamos de pessoas negras em posições de poder, e só conseguiremos isso buscando acesso às ferramentas de poder existentes.

Por aqui, já sabemos que o dinheiro e o empoderamento econômico é uma dessas ferramentas, da qual buscamos compartilhar conhecimentos para que a população preta possa ter essa “arma” no dia a dia da luta antirracista. Possuir dinheiro individualmente não acaba com o racismo, mas é uma das ferramentas que precisamos acessar para promover justiça social.

*Jennifer é psicóloga e Luis é administrador de empresas, ambos sócios-fundadores da Empreende Aí.

Conheça a Empreende Aí