Empreender é um ato de coragem

Empreender é um ato de coragem

por Tarse Cabello*

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Legenda: Tarse Cabello é fundadora da CosmoBrasileira

Rupi Kaur levou 20 anos para conseguir escrever seu primeiro livro. “O primeiro projeto artístico que você dá à luz é assim. É uma soma de todos os anos que você viveu antes dele”, define a autora. Quando eu decidi abrir minha consultoria, sabia que ela não seria um projeto artístico. A CosmoBrasileira é um negócio de impacto socioambiental porque fortalece propostas agregando valor a marcas comprometidas com o desenvolvimento sustentável.

Mas, para mim, que durante anos acordei com ideias pipocando na cabeça sem uma clareza exata do destino reservado a elas, enxergo a coragem que precede a abertura de um negócio como uma catarse autoral, uma transformação a partir de tudo que precedeu aquele momento.

Durante minha vida profissional pré-empreendedorismo, tive a oportunidade de atuar no reposicionamento da marca do Museu da Pessoa, como parte de um projeto financiado pelo BNDES, que catalisou o processo de autoconhecimento e de alinhamento de visão de futuro da instituição e envolveu a participação ativa de todo o time.

Posicionar uma marca é uma oportunidade de transformar um punhado de intenções em uma realidade direcional. O cordel e o pixo foram inspirações gráficas para criação de uma nova marca visualmente mutável (materializada pelo sensacional Cleber Rodrigo) e que representava a pluralidade de histórias humanas.

O posicionamento “somos nossas histórias” foi desenvolvido para colocar cada pessoa no centro desse museu e, como esse foi o elemento-chave do projeto, tomo a liberdade poética para traçar um mesmo paralelo com o empreendedorismo: somente um olhar diverso e decolonizado criará bases para a economia regenerativa do futuro que desejamos construir.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Legenda: Nova identidade criada para o Museu da Pessoa Crédito: Reprodução

Nossa luta é diária

Empreender numa sociedade patriarcal em desconstrução é um processo difícil, delicado e cheio de desafios desanimadores que só posso atestar com plena consciência das desigualdades. Mesmo vinda de uma família de classe baixa da periferia de São Paulo, eu tive acesso à educação e a cor da minha pele não representou uma barreira na minha jornada.

As interseccionalidades dentro do feminismo comprovam que, embora nossas lutas tenham pesos diferentes, uma constante permanece: sempre seremos mais questionadas e julgadas em todos os lugares que nos propusermos a ocupar.

Eu acredito que uma consultoria de marca brasileira precisa se entranhar na cultura do país, ter sensibilidade para entender o cenário macro e ter pensamento crítico. A CosmoBrasileira é a materialização dessa visão porque acredito nela – e sigo em frente.

O mundo precisa, urgentemente, de mulheres comprometidas com o progresso e que valorizem seus jeitos únicos de liderar e empreender para criar modelos mais sustentáveis de negócios. Estamos prontas e esta é a hora certa!

*Fundadora e Líder de Estratégia da CosmoBrasileira.

Conheça a CosmoBrasileira