Empreendedoras da beleza dominam as favelas

Empreendedoras da beleza dominam as favelas

por Galáxia Revendedoras

O potencial de consumo anual das favelas brasileiras é de 180 bilhões de reais. Quem afirma esse dado é a pesquisa Persona Favela do Outdoor Social, realizada em 2021. Segundo o estudo, as 15 maiores comunidades periféricas do Brasil gastam anualmente 436 milhões de reais com produtos de beleza e higiene pessoal. Número bastante superior a shoppings, lojas e farmácias “do asfalto”.

Ainda de acordo com a pesquisa, mais de 50% dessas vendas são feitas através de revendedoras das próprias comunidades, as chamadas “revendedoras porta a porta”. Por outro lado, mesmo com esse volume expressivo de vendas, usando apenas sua rede de contatos, grande parte dessas mulheres ainda vê esse trabalho apenas como uma segunda fonte de renda.

“A insegurança é o motivo principal para que elas considerem a revenda somente como uma atividade complementar. Insegurança de investirem no seu sonho por serem, na maioria das vezes, a principal ou única fonte de renda da família, pela falta de capacitação, baixa autoestima, entre outros”, explica Tatiane, fundadora da Galáxia Revendedoras.

Seguindo o movimento de grandes marcas multinacionais do setor da beleza, a Galáxia Revendedoras foi criada para ser um ecossistema que potencializa esse modelo de negócio, levando acessos e novas possibilidades para mulheres periféricas. Incubada dentro da favela de Paraisópolis (SP), em pouco mais de 1 ano de operação, a Galáxia já impactou diretamente a vida de 80 mulheres – e mais de 320 pessoas indiretamente.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Legenda: A Galáxia promove o empoderamento de mulheres da periferia através da capacitação
Uma galáxia de oportunidades

A partir do desejo de ter um produto próprio e competitivo para revenda, a Galáxia Revendedoras, junto com as revendedoras de Paraisópolis (SP), criaram a “Galáxia Beauty”, uma marca de perfumes e dermocosméticos desenvolvida para gerar renda e resgatar a autoestima dessas mulheres.

Um dos casos de sucesso dentro da Galáxia é a Márcia Jesus, mãe, avó, mulher preta, cadeirante que viu nas vendas a possibilidade de continuar mantendo financeiramente a sua família e trabalhar com dignidade, mesmo diante de todas as dificuldades.

No ecossistema desde o início, Márcia será a primeira revendedora a ter uma franquia social física da Galáxia. A loja, que já existe em um dos becos de Paraisópolis, passará por uma reforma completa para vender os produtos da marca Galáxia Beauty.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Legenda: Márcia será a primeira revendedora a ter um loja física da Galáxia

Compre os produtos Galáxia