Educação e Cultura são aliadas do futuro

Educação e Cultura são aliadas do futuro

por Adriana Castro* 

Durante seis meses, vivenciamos momentos incríveis no projeto cultural “Jovens Agentes Culturais em Ação”, com estudantes adolescentes da comunidade da Escola Estadual Eurípedes Simões de Paula, localizada no bairro do Grajaú (SP). Partimos do “eu” para chegar no “tu” e depois no “nós”, descobrindo e valorizando os saberes culturais da região.

Iniciado em 2022, com término previsto para junho de 2023, o projeto desenvolvido pela Labor Educacional ofereceu formação para um grupo de 10 jovens como agentes culturais para a elaboração de planos relacionados à cultura.

Os eixos que nortearam o projeto foram: estímulo à criação coletiva, descoberta e compartilhamento, promovendo o protagonismo e autonomia. Um olhar para o que está acontecendo em nossa realidade histórica cultural, social, econômica de forma sistêmica e integrada.

Transformação pela Cultura

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Fotos: Labor Educacional

primeira etapa do projeto focou na sensibilização com o autoconhecimento e propósito. No entanto, ela não ficou restrita à primeira etapa, pois se repetiu em todos os encontros, com o intuito de manter o engajamento e desenvolvimento socioemocional dos estudantes. “Minha maior qualidade é a liderança, porém meu desafio é ser aceita pela minha cor preta”, declarou uma das alunas.

Durante uma dinâmica de outra atividade, os jovens compartilharam seus sonhos, medos e frustrações. Conversaram sobre as suas vivências e compreenderam a importância de praticar o autoconhecimento. Desenvolver certas habilidades dentro do relacionamento intrapessoal pode ser benéfico dentro do ambiente de trabalho.

Na segunda etapa, os jovens vivenciaram a aplicação de algumas ferramentas participativas e realizaram o mapeamento dos gostos culturais da comunidade escolar. O projeto tinha recursos para atender a 120 alunos em 4 modalidades culturais. Foram definidas as oficinas de maior interesse: teatro, capoeira,  música e dança.

Para a terceira etapa, elaboramos o plano de ação do projeto cultural, com acompanhamento de todos os alunos. Dessa forma, toda a comunidade escolar poderá acessar o planejamento, a aplicação, o monitoramento, a avaliação e a sistematização do plano de ação semestral, com as atividades artísticas escolhidas.

Houve muita aprendizagem nessa etapa, pois os alunos foram interlocutores entre os gestores da escola e os profissionais que atuariam nas oficinas oferecidas, atuando na comunicação do projeto na escola. Eles também foram responsáveis pelos relatos das participações e do desenvolvimento de cada um.

Além das oficinas presenciais, marcamos alguns encontros online para tirar dúvidas, orientações e também para que se sentissem sempre apoiados no desenvolvimento de suas atividades, mesmo à distância. O apoio do professor Ricardo Graveto foi importante para o projeto em todos os momentos, bem como o da direção da escola.

Na quarta etapa do projeto, os alunos criaram um site para apresentar a sua escola. A quinta e última etapa acontecerá no próximo mês de junho, com a presença dos 120 alunos participantes do projeto e a apresentação do plano cultural dos jovens agentes culturais, com a avaliação do processo e resultados obtidos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Alunos durante as atividades culturais do projeto | Fotos: Labor Educacional

Dupla de sucesso

A escola deve ser sempre um ambiente de valorização e disseminação da cultura, sendo um lócus fundamental para potencializar e irradiar essa visão para a comunidade. O conhecimento é amplo e vasto e necessita ser acessado por todos os meios. Educação e cultura contribuem igualmente na formação integral dos cidadãos.

Quando educadores, pais e alunos entendem essa importância, os canais de compreensão da realidade se ampliam e o ser humano passa a sentir e perceber novos rumos possíveis em sua trajetória de cidadão: incorporando a prática do saber coletivo, praticando a livre expressão das ideias, compreendendo melhor o mundo e transformando o meio em que vive.

Ao valorizar a arte dentro das escolas e da comunidade por meio de projetos como o “Jovens Agentes Culturais em Ação”, os estudantes pesquisam sobre a cultura local, orgulhando-se de suas raízes, respeitando as diferenças, realizando diálogos interculturais e, principalmente, fortalecendo sua comunidade.

A arte incentiva a busca do conhecimento em diversas áreas, contribuindo para o ensino e o aprendizado enquanto melhora a condição do estudante como pessoa humana. Além disso, a arte é democrática: todos podem participar, sem diferença de idade, gênero, crença, etnia, etc.

Assista ao vídeo do projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=vFNgAT2p6-w

Leia o depoimento de alguns alunos:

“Estou aprendendo muito com esse projeto, a ser mais responsável, aprendi novos conhecimentos sobre nossa cultura, ferramentas participativas, a dividir tarefas com meus colegas. Ainda vou ganhar certificado”.

“Entendi que faço parte de uma equipe, que todos devemos ajudar, cada um com sua habilidade para que o projeto flua!”

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Fotos: Labor Educacional

“Compreendi minha responsabilidade. Se eu não fizer o que combinei, atrapalho a equipe!”

“Me senti importante em participar das reuniões com os gestores e estar a frente de um projeto tão importante que está sendo divulgado para toda a comunidade.”

*Formadora da Associação Labor Educacional.