Campanha para o número 1 do Brasil em engajamento cidadão

Campanha para o número 1 do Brasil em engajamento cidadão

As Eleições deste ano vão te “Envolver”. A corrida eleitoral de 2022 precisa ter o mesmo engajamento e a mesma participação que a população brasileira, principalmente o público jovem, teve para colocar a música da cantora Anitta em primeiro lugar no Spotify. 

E o que a cantora tem a ver com isso? 

Tuuudo! Além da artista ter alcançado o topo da plataforma de streaming de músicas, Anitta usou sua visibilidade para incentivar os adolescentes a tirarem o título de eleitor

Reconhecendo seu poder de influência com o público jovem, a “garota do Rio” quer mudar a atual situação do alistamento para as próximas eleições: segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de eleitores com idade entre 16 e 18 anos é o menor em duas décadas

“Os Vingadores do Voto”

Como Anitta, outros famosos entraram nessa campanha para incentivar os jovens a participarem das eleições. Luisa Sonza, Juliette, Gkay, Whindersson Nunes, Bruna Marquezine, Casimiro, Felipe Neto, Zeca Pagodinho, Taís Araújo e até o Hulk (não o jogador, mas o ator americano Mark Ruffalo, conhecido por interpretar o personagem nos filmes da Marvel) fizeram postagens em suas redes sociais falando sobre a importância de tirar o título.

Não deixem que escolham por vocês

 

O laboratório de comunicação e mobilização para causas, Quid.id, fez uma pesquisa buscando respostas para os motivos que têm afastado os adolescentes das eleições

  • Autoestima: o jovem achar que não sabe o suficiente para votar; 
  • Ceticismo: acreditar que votar não importa, que não muda nada.
  • Responsabilidade: não querer ter a responsabilidade de escolher alguém sem saber o suficiente. Não querer carregar “o peso do voto”.

Essa percepção é comprovada nos números, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou, no primeiro bimestre de 2022, o menor número de adolescentes com título de eleitor da história

De acordo com o último levantamento, consolidado em 28 de fevereiro, apenas 835 mil  jovens tiraram o documento até o momento. Nas últimas eleições gerais, em 2018, foram mais de 1,4 milhão de pessoas dessa mesma faixa etária aptas para votar no mesmo mês.

Considerando que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 6 milhões de pessoas com idades entre 16 e 17 anos, o número de jovens com título de eleitor em 2022 representa, até agora, cerca de 13,6% do total de habilitados para tirar o documento. Em fevereiro de 2018, o percentual era de 23,3%.

5 dúvidas sobre as Eleições 

  • Quais cargos serão disputados nas eleições 2022?

O eleitor vai escolher em outubro o presidente da República, os governadores dos estados, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. 

  • Quando serão as Eleições 2022?

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro. O segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro. Neste ano, o horário de início de votação será uniformizado em todo o país pelo horário de Brasília. O pleito ocorrerá entre 8h e 17h.

  • Qual o prazo para solicitar ou regularizar o título de eleitor?

Os eleitores têm até 4 de maio para regularizar o cadastro ou tirar o seu primeiro título de eleitor e conseguir participar da votação deste ano. Quem tem mais de 18 anos e ainda não possui título eleitoral também tem até esse dia para solicitar a emissão do documento. Todos com mais de 16 anos estão aptos a votar. 

  • Como transferir o título de eleitor e qual é o prazo?

Quem mudou de cidade, estado ou país e precisa transferir o título pode fazer a solicitação pelo site do TSE. O prazo vai até 4 de maio, 150 dias antes do pleito. Quem não regularizar a situação no prazo terá que esperar o fim das eleições para realizar o procedimento.

De acordo com o órgão, é preciso residir há pelo menos três meses no novo município. Para realizar o atendimento a distância é necessário digitalizar ou tirar fotografia da documentação necessária.

  • Perdi o prazo para tirar o título; e agora?

O eleitor que não tirar a primeira via ou regularizar o título até 4 de maio não poderá votar em outubro.

 

Bora, jovens, eleitores! People power, pô!!!