3 dicas para adotar produtos ecológicos em comunidade

3 dicas para adotar produtos ecológicos em comunidade

Você talvez já tenha tido seu interesse despertado para começar a usar produtos ecológicos em casa, mas ainda esbarra na limitação de quantidade ou até mesmo na adesão das pessoas que fazem parte da sua comunidade? Esse é um desafio comum, mas dá para resolver!

Começar uma jornada positiva rumo ao uso de mais produtos ecológicos na rotina, seja na limpeza ou no autocuidado, é mesmo desafiador, mas é um daqueles caminhos que despertam consciência ambiental e podem inspirar de verdade as pessoas ao redor.

Está em dúvida de como fazer com que essa prática se multiplique em comunidade? Vem ver algumas dicas que a gente preparou!

1. Faça trocas aos poucos

Sabe aquela esponja de plástico na cozinha da família que fica uma eternidade na pia, bem suja? Além de ela não ser higiênica, essa esponja tem microplástico e demora centenas de anos para se decompor. Em um período de apenas uma semana, as esponjas acumulam milhares de microrganismos e são destinadas ao lixo comum. Se sua família troca a esponja sintética uma vez por semana, são cerca de 52 por ano. Multiplique isso pela população da cidade, do estado, do país… É um número bem alto, certo?

Que tal trocar pela bucha vegetal? Feita de um fruto e totalmente orgânica, ela pode ser compostada após o seu uso. Enquanto estiver em utilização, para tirar os restos de comida, é só fervê-la! Aos poucos, passe a trocar o detergente por um lava louças ecológico. Introduza sua família ou seus companheiros de casa a um lava roupas natural e resgate também a sabedoria de outros produtos que a gente já conhece bem, como o sabão de coco.

2. Escolha tamanhos grandes

Um dos argumentos mais utilizados para dizer que é inviável trocar produtos tradicionais pelos ecológicos é o fator preço. Essa explicação, no entanto, não se sustenta. Ao pensar no custo-benefício, na durabilidade e no bem proporcionado à natureza, só se tem a ganhar!

Para incentivar a comunidade e, claro, economizar, a dica é escolher tamanhos grandes. Em vez de embalagens de 1L, que tal optar por um galão de 5L? Em vez de unidades, que tal buscar por caixas com mais produtos, de acordo com a demanda que sua comunidade tem? Sem exageros, claro!

3. Compartilhe conhecimento

A jornada ecológica é um caminho imperfeito, de aprendizado e de trocas que acontecem pouco a pouco, mas que visam sempre o benefício da natureza e da comunidade com que a gente convive. Pensando nisso, compartilhar conhecimento faz toda a diferença! Dar bons exemplos em relação à reciclagem, demonstrar os impactos que pequenas atitudes podem ter e, claro, consumir conteúdo de fontes confiáveis, dividindo esses saberes, faz com que a escolha por produtos ecológicos seja cada vez mais coletiva.

Sozinhos somos gotas. Juntos somos oceano. E você, tem alguma dica para adotar produtos ecológicos em comunidade?

*Coordenadora de mídias sociais da Positiv.a