Nosso planeta é o único que tem Carnaval 

Nosso planeta é o único que tem Carnaval 

Esta é uma época de grande manifestação popular, onde as pessoas vão para as ruas e extrapolam seus sentimentos e emoções. O Carnaval, além de ser um período de festa e confraternização, é uma época de conscientização e aprendizado. Além do entretenimento e da valorização à cultura, um evento da relevância do Carnaval deve ter uma função social.

Por todo o Brasil, manifestações carnavalescas socioambientais se espalham gerando impacto positivo nos foliões e mostrando que é possível se divertir e salvar o planeta ao mesmo tempo. Até porque a Terra é o único planeta que temos – e se ela acabar o Carnaval também já era. 

Entre as diversas manifestações culturais realizadas na folia deste ano, separamos algumas que serão realizadas em localidades distintas do nosso país, que é tão rico ambiental quanto culturalmente. 

Carnaval de Impacto: conheça 5 iniciativas pelo Brasil
  1. Carnaval ESG – Salvador (BA)

Em parceria com o Sistema B, que é uma certificadora internacional de ESG, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) vai visitar os camarotes do Carnaval de Salvador e pontuar de acordo com as ações socioambientais que eles estarão praticando durante a festa. 

  1. ReciclaFolia – Vitória (ES)

No Carnaval de Vitória, cada escola traz, além de muita alegria, adereços bem elaborados. Porém, quando o desfile acaba, entra em cena o pessoal da sustentabilidade. O projeto ReciclaFolia trabalha dando destino aos resíduos usados na festa.

  1. Economia Circular – Paraíba do Sul (SP)

Apostando na sustentabilidade e na economia circular, a decoração do Carnaval 2023 em Paraíba do Sul será 100% proveniente do reaproveitamento de fantasias e adereços coletados nos desfiles das escolas de samba dos Grupos Série Ouro e Especial no Carnaval de 2022.

  1. Galo Sustentável – Recife (PE)

O maior bloco do mundo, o famoso “Galo da Madrugada”, entrou nessa onda e terá algumas ações ambientais. Além de manter a estrutura do Galo (com mais de 27 metros) toda feita com materiais reaproveitáveis e recicláveis, o bloco também vai passar a fazer uma compensação de carbono.

  1. Confetes biodegradáveis – São Caetano (SP)

O SESC São Caetano realiza uma proposta para a família que une ações ecológicas com o Carnaval. A ideia é uma oficina para que os participantes circulem pelo jardim do SESC em busca de folhas multicoloridas para a confecção de confetes sustentáveis.

O que é Carnaval sustentável?

Mesmo que você não se engaje em uma das atividades acima, ter responsabilidade socioambiental praticando atitudes mais conscientes já é uma forma de diminuir os impactos ambientais causados pelas celebrações da folia. 

Dica de leitura:  O Carnaval das algas

No Carnaval sustentável não é necessário poluir o meio ambiente com microplásticos para se divertir. Dá para usar o bioglitter, por exemplo, e outras alternativas mais ecológicas.

Confira algumas ideias sustentáveis para o Carnaval:

  • Use fantasias feitas a partir de materiais reciclados
  • Faça confetes de folhas secas usando um furador de papel 
  • Prefira latinhas de alumínio às de vidro ou plástico
  • Tenha uma sacola/mochila para guardar seus próprios resíduos
  • Leve seu copo e canudo reutilizáveis

Ô, ABRE ALAS, que o Bloco da Responsabilidade Socioambiental quer passar!