Transformação para além da beleza

Transformação para além da beleza

por Makeda Cosméticos

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Legenda: Shirley Leela e Sheila Makeda são fundadoras da Makeda Cosméticos Créditos: Divulgação

Sheila Makeda e Shirley Leela são irmãs sócias. Juntas, fundaram a Makeda Cosméticos em 2012, oferecendo uma linha de produtos veganos para pessoas com cabelos crespos, cacheados e ondulados. Inspiradas pela mãe, Sandra, elas queriam desenvolver um produto que garantisse a saúde capilar e a preservação ancestral do cabelo, melhorando a autoestima das mulheres negras.

Empreendedoras conscientes, as irmãs Makeda sabiam que o seu produto poderia gerar mais do que receita financeira – ele também promoveria impacto social. Em 2020, criaram o projeto “Makeda Terapeutas”, uma iniciativa que capacita mulheres periféricas, negras e afrodescendentes, tornando-as empreendedoras e “terapeutas da beleza”.

A Makeda Terapeuta está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Igualdade de Gênero, da Agenda 2030 da ONU. Através de uma plataforma digital, a Makeda oferece cursos online sobre vendas, marketing e métodos de como utilizar os produtos em clientes. Essas aulas visam capacitar as mulheres para o mercado de trabalho, tornando-as profissionais autônomas e independentes.

Além de promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, o Makeda Terapeutas também está alinhado ao ODS 10 – Redução das Desigualdades. A proposta do projeto não é apenas tornar a mulher financeiramente independente, mas combater um problema estrutural: desigualdade de oportunidades.

Ser uma mulher empreendedora no Brasil não é fácil, especialmente com as barreiras e desigualdades contemporâneas. Porém, o aspecto socioambiental sempre foi o alicerce da Makeda Cosméticos, porque não tem como construir um futuro próspero sem quebrar as barreiras sociais, econômicas e raciais que ainda privam as pessoas de oportunidades de emprego e educação.

Compre os produtos Makeda