Tecnologia a favor do diagnóstico social

Tecnologia a favor do diagnóstico social

Por Felipe Gregório*

Nunca na história da humanidade se presenciou tanta solidariedade como desde o início da pandemia de COVID-19. E mesmo que o altruísmo esteja presente no coração e nas intenções de muitos, será que podemos dizer que as entregas para a parcela mais vulnerável de nossa sociedade apresentam a assertividade necessária?

No início da crise pandêmica, a Florescer Brasil, empresa socioambiental de impacto e membro da Comunidade CIVI-CO, sentiu isso na pele. Frente à demanda por distribuição de cestas básicas em áreas de alta vulnerabilidade social, seus colaboradores se depararam com a resposta para perguntas como essa.

Isso porque muitas das famílias as quais eram destinadas as doações sequer dispunham de acesso à água encanada em suas residências para o devido preparo dos alimentos. E foi aí que ouvimos um click!

App Florescer

Após dois anos de estudo, desenvolvimento, validação, aprimoramento e cocriação junto às próprias comunidades, nasceu o projeto do aplicativo Florescer (App Florescer).

Partindo da prática da escuta ativa, a aplicação apresenta-se como uma plataforma social – Social as a Service (SoaS), conceito criado pela empresa – de identificação e resolução das principais dores das comunidades.

Acessível via aplicativos móveis e website, a iniciativa tem como objetivo principal escutar e entender o que de fato a favela precisa, criando assim mecanismos de conexões e apresentação de soluções para essas localidades, sempre propondo a transformação de dentro para fora.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Legenda: Aplicativo da Florescer identificará as principais dores das periferias brasileiras.

Foto: Florescer Brasil/Divulgação

Analisando o impacto

Todo o acompanhamento da plataforma, assim como transparências, métricas e afins, é apresentado em tempo real para os parceiros e stakeholders. A equipe Florescer Brasil realiza a gestão do app através de um painel administrativo (backend) onde novas comunidades e prestadores de serviços (ONG’s, Institutos, lideranças e líderes de grupos) podem ser cadastradas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Legenda: Apresentação do aplicativo para representantes das comunidades.

Fotos: Florescer Brasil/Divulgação

A iniciativa surge não só em um momento chave de nossa sociedade e da luta por uma maior igualdade de classes, mas também pela importância da realização de um diagnóstico social, trabalho já realizado anteriormente em todas as ações e implantações da Florescer Brasil, agora na palma da mão das pessoas.

Nosso propósito é realizar entregas mais assertivas e perenes, imprimindo maior sustentabilidade em todas as etapas do processo de impacto. Isso é responsabilidade socioambiental, isso é Florescer Brasil!

*Fundador da Florescer Brasil.