Stanford Social Innovation Review lança sua primeira edição em português

Stanford Social Innovation Review lança sua primeira edição em português

Por SSIR Brasil

Sexto país a entrar para o grupo de edições globais da renomada Stanford Social Innovation Review (SSIR), o Brasil lança agora a primeira edição da revista em português.

Prestes a comemorar 20 anos nos Estados Unidos, a SSIR é publicada pelo Stanford PACS, Stanford Center on Philanthropy and Civil Society da Stanford University.

Stanford Social Innovation Review no Brasil é uma iniciativa da Samambaia Filantropias e da Fundação José Luiz Egydio Setúbal em parceria com a RFM Editores. Ambas as instituições atuam também como mantenedores institucionais do projeto ao lado do Instituto Humanitas360 e do Movimento Bem Maior.

O apoio a uma plataforma que fala com os mais influentes agentes de mudança no mundo, e agora no Brasil, é uma forma potente de inspirar e dar suporte a uma audiência dedicada a projetos de transformação social.

Dirigido por Carolina Martinez, da RFM Editores,  e com Ana Claudia Ferrari como editora-chefe, o projeto prevê contribuir para o debate e aprendizado no ecossistema de inovação social com artigos traduzidos da edição americana e materiais produzidos no Brasil por pesquisadores e atores do campo refletindo sobre desafios e a diversidade (e riqueza) das soluções gestadas e implementadas em solos brasileiros.

“Temos muito a realizar e para encarar o desafio de mostrar a cara de um Brasil criativo, produtor de conhecimento, solidário, vibrante, com soluções incríveis para problemas tão complexos e estruturais quanto os nossos, sabemos que é fundamental atuar em uma rede colaborativa onde se compartilham ideias e aprendizados”, afirma Carolina Martinez.

“A missão da SSIR é promover, informar e inspirar o campo da inovação social, buscando, cultivando e disseminando o que há de melhor em pesquisa e conhecimento baseado na prática. O que está em total sinergia com o propósito dos nossos parceiros e interlocutores nesse projeto tão importante, significativo e urgente”, enfatiza.

Na primeira edição da revista, que já está disponível para download, os artigos de destaque discutem temas como modelos de inclusão tecnológica para comunidades excluídas, riscos da violação de direitos dos povos indígenas para empresas e investidores, estratégias de transição para economia circular e muito mais.

A contribuição brasileira neste número vem da equipe de Edgard Barki, professor do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV (FGVcenn), que traz os resultados de uma extensa pesquisa realizada com 101 empreendedores sociais da periferia no Brasil. Além do retrato da desigualdade também neste contexto, os autores apresentam caminhos para um empreendedorismo social mais plural e diverso, com maior protagonismo de empreendedores das periferias.

Evento de lançamento

Com plataforma no ar desde fevereiro, o primeiro número da revista será lançado em evento no próximo dia 29 de setembro no CIVI-CO, uma comunidade de negócios de impacto social em Pinheiros, na capital paulista, onde está instalada a SSIR Brasil.

O evento ocorrerá a partir das 17h30 e contará com duas mesas para discutir o campo da inovação social no Brasil. Na primeira, os mantenedores falam sobre sua atuação de impacto social e da relevância de um projeto como a SSIR Brasil no ecossistema. Na sequência,  Edgard Barki apresenta o artigo e a pesquisa e conversa com DJ Bola, empreendedor social, cofundador de A Banca e da Anip, a Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia.

Para garantir sua participação gratuita no evento de lançamento da Stanford Social Innovation Review Brasil, basta se inscrever no link abaixo. As vagas são limitadas.

SYMPLA – Lançamento Stanford Social Innovation Review Brasil

Sobre a SSIR

A SSIR é uma revista e site premiados que cobrem soluções intersetoriais para problemas globais. A SSIR é escrita por e para líderes de transformação social de todo o mundo e de todos os setores da sociedade – organizações sem fins lucrativos, fundações, empresas, governo e cidadãos engajados.

Com artigos online, revista, webinars, conferências, podcasts e muito mais, a SSIR une pesquisa, teoria e prática em uma ampla gama de tópicos, incluindo direitos humanos, investimento de impacto e modelos de negócios sem fins lucrativos.

A SSIR Brasil tem como objetivo se tornar uma plataforma em português que aproxime a comunidade acadêmica e profissionais do terceiro setor, investimento social privado, movimentos sociais e o público mais amplo interessado em inovação social no Brasil. Com uma forte base de conhecimento e linguagem acessível, a SSIR Brasil publicará a tradução dos artigos mais inovadores da SSIR USA, SSIR edições globais, bem como artigos nacionais em diferentes formatos.