fbpx

Saúde da mulher é prioridade

Todo ano quando chega o mês de outubro, a cor rosa toma conta das atividades internas e externas das empresas. O Outubro Rosa é uma campanha global de conscientização que busca alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Neste mês, ações são realizadas em diversos lugares para incentivar o cuidado com a saúde da mulher. Época onde se intensifica a comunicação com informações sobre o câncer de mama e câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças e ações para apoiar as mulheres.

De onde vem o Outubro Rosa?

A campanha surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama. O movimento foi ganhando força e, rapidamente, se espalhou pelo mundo, tornando-se um marco anual para chamar atenção à prevenção e ao tratamento da doença. 

O símbolo dessa luta é o laço rosa, representando a solidariedade e a luta contra o câncer de mama. É por esse motivo que durante o mês de outubro a cor rosa é predominante durante as ações promocionais da campanha.

Informação salva vidas

O Outubro Rosa é fundamental para educar a sociedade sobre a importância da prevenção e da realização de exames regulares, como a mamografia. Detectar o câncer de mama em seus estágios iniciais aumenta consideravelmente as chances de cura.

Além disso, a campanha tem um papel essencial na desmistificação da doença, combatendo o medo e o estigma e incentivando as mulheres a cuidarem de sua saúde. O tabu deve ser quebrado e o câncer de mama deve ser falado.

Em 2024, infelizmente o câncer de mama tem tudo para continuar como o tipo de câncer mais incidente entre as mulheres do Brasil. Essa constatação é do INCA, o Instituto Nacional do Câncer, que estima a ocorrência de 73.610 novos casos registrados no período.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, os índices de cura podem chegar a 90% quando a patologia é identificada em seu estágio inicial.

“Realizar anualmente os exames de mamografia e ultrassonografia, a partir dos 40 anos, é fundamental para detectar eventuais tumores ainda em estágio inicial e começar o tratamento o quanto antes”, afirma o Dr. Alexandre Macchetti, responsável pela área de Mastologia no Instituto Hélder Polido, em São Carlos.

Impacto do bem

No Brasil, diversas iniciativas de impacto social têm ganhado destaque. Uma delas é o Instituto Protea, fundado em 2018, a partir da constatação de que milhares de mulheres aguardam na fila de espera para serem atendidas e tratadas no serviço público de saúde.

O Protea é uma organização não-governamental que custeia cirurgias, exames, consultas, radioterapias e quimioterapias contra o câncer de mama para mulheres de baixa renda. As ações da ONG são voltadas para o apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade social

“Com o Protea, eu senti que não estava sozinha na minha vida. Senti que tinha alguém passando tantos conhecimentos e alegrias. Isso me dá ânimo e fortalece o meu dia a dia.” – Odete Vieira, paciente diagnosticada com câncer de mama e atendida pelo Protea.

O Instituto Protea é membro da Comunidade CIVI-CO. Saiba como fazer parte da nossa rede também!

Não tenha vergonha de se cuidar

Um dos grandes desafios enfrentados por muitas mulheres é o medo ou a vergonha de realizar os exames de prevenção. O autoexame das mamas, a consulta regular ao ginecologista e a realização de exames de imagem são essenciais para garantir uma saúde plena.

Não há motivo para adiar os cuidados! Sua saúde é uma prioridade, então aproveite o Outubro Rosa para colocar isto em prática. Neste mês, lembre-se de compartilhar essa causa, incentivar quem está ao seu redor a cuidar da saúde e, principalmente, cuidar de você mesma.

Abrir chat
Oi, como podemos te ajudar?