Nordeste sob os olhares do mundo

Nordeste sob os olhares do mundo

por Vale do Dendê

Quantas vezes você planejou uma viagem para o Nordeste e não incluiu praias no seu roteiro? Aposto que quase nenhuma, não é? Houve um tempo que os olhares para o lado de cá não passavam por outro lugar se não as belezas naturais. O Nordeste brasileiro, com sua rica cultura e diversidade, tem conquistado cada vez mais destaque nos últimos anos.

Além de suas belezas naturais e riquezas culturais, a região tem se destacado como um polo de inovação e transformação social, impulsionado por iniciativas inovadoras que geram impacto positivo em suas comunidades. Hoje, o Brasil e o mundo se dão conta da potência econômica e criativa que o Nordeste vem inspirando no mercado.

Vejamos o caso da Vale do Dendê: uma organização social criada para fomentar ecossistemas de inovação e diversidade, tendo como foco principal a cidade de Salvador, na Bahia, mas com ações voltadas para todo o Nordeste. Com sete anos de atuação, o hub surgiu a partir de provocações sobre o potencial criativo do povo nordestino em um cenário com alta demanda por profissionais especializados nas profissões do futuro, falta de representação do público periférico no ecossistema de empreendedorismo e busca por empresas com mais  ações de diversidade.

“Nosso ecossistema empreendedor são ideias transformadas em projetos, que resultam em ações e impactam positivamente a vida de muita gente. Entendemos as necessidades da economia crescente no estado da Bahia com o olhar atento ao potencial empreendedor criativo da maior cidade negra brasileira. Desde 2016, fomentamos o afroempreendedorismo oferecendo conhecimento técnico e atividades que visam contribuir para a mudança do cenário tecnológico, econômico e inovador”, explica Paulo Rogério, cofundador e diretor executivo da Vale do Dendê.

Paulo Rogério é cofundador e diretor executivo da Vale do Dendê. Créditos: Divulgação

E é neste cenário que a organização investe seus esforços para provar que o Pelourinho, em Salvador, é tão propício aos negócios criativos quanto a Faria Lima, em São Paulo.

Berço da tecnologia e criatividade

Sob esse olhar que difunde inovação e diversidade, além da ótica da tecnologia, que Salvador recentemente foi palco do “Innovators Hive”, evento mundial do Google Cloud, que aconteceu na Cidade do México e na Vale do Dendê em novembro do ano passado. A promoção de ecossistemas mais igualitários despertou na empresa norte-americana o interesse na rede da organização social baiana.

O evento trouxe treinamentos com os engenheiros do Google Cloud sobre as mais recentes tecnologias de nuvem, o programa de comunidade de desenvolvedores e discussões sobre a importância da diversidade e inclusão na área de tecnologia para a região. O Google, assim como tantas outras empresas e conglomerados, começou a entender a potência da diversidade não só em sua equipe, mas também o impacto que pode produzir em redes e ecossistemas criativos de cidades com o desenvolvimento a todo vapor.

Evento mundial do Google Cloud foi co-sediado na Vale do Dendê. Créditos: Nathália Castro

“É gratificante receber em Salvador um evento dessa importância, de caráter global, e que conecta com o nosso ecossistema local. Mostra que a nossa cidade tem se posicionado cada vez mais como uma metrópole aberta para a inovação e as tecnologias digitais”, destacou Paulo Rogério, que participou do evento como palestrante.

A intenção é que cada vez mais empresas como o Google compreendam o potente mercado nordestino em sua totalidade, que cresce e alimenta a área de inovação, tanto em produtos, quanto em serviços e eventos.

A experiência de um evento mundial de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo em pleno casarões do centro histórico de Salvador nos ensina que olhar para o diferente é agregar a diversidade a seu favor, ajudando a desenvolver um rico ecossistema. A Vale do Dendê aposta que ainda há muito potencial para criar e transformar vidas, carreiras e mercados.

Saiba mais