CIVI-CO: nascido para Impactar

CIVI-CO: nascido para Impactar

Pensado como um hub de negócios de impacto, o CIVI-CO, conseguiu ir além. Hoje em dia essa proposta inovadora é um organismo vivo, uma comunidade que ultrapassa as limitações das paredes, somos um propósito. Nestes quatro anos seguimos construindo conexões e buscando diariamente renovação para nos adequar às transformações do tempo e espaço. 

Essa pluralidade e diversidade que sempre nortearam nossas ações, também foram determinantes para a realização dos eventos comemorativos do nosso mês CIVI-CO. Com diversas ações pensadas para entreter, refletir e informar a comunidade, produzimos uma série de atrações em diversas vertentes: cultural, artística, social e ambiental. 

Impacto Racial 

Conectar todos em prol desta grande comemoração é reafirmar compromisso com a nossa comunidade e com os movimentos paralelos, que nos cercam. A nossa ação em conjunto com a Trace Brasil, foi pensada para alinhar nosso compromisso com os movimentos raciais e nos posicionar na luta antirracista.

Organizamos a exposição a Trilha do Racismo Estrutural, idealizada pelo apresentador, influencer e head de Marketing, Ad Junior. 

Cm o propósito de expandir nossas ações para além dos muros, a trilha foi exposta na praça em frente ao CIVI-CO. Agindo de forma educativa, fizemos uma playlist no Youtube, onde o AD Junior explica a Trilha, comentando datas e acontecimentos que contribuíram para tornar o Brasil uma sociedade estruturalmente racista. 

No lançamento da produção tivemos a oportunidade de ouvir e aprender sobre o racismo e como ele impacta na vida dos brasileiros. Em um encontro marcante de reflexão tivemos a honra de receber os convidados: Amanda Graciano, Sheila Makeda, Ad Junior, Gui Guardião e Janine Rodrigues.

A Arte Salva 

Seguir Juntos, esse é um dos nossos lemas, pensando nisso, unimos forças com a galeria B_arco, que este ano passou a compartilhar nosso espaço e integrar nossa comunidade, para realizarmos uma linda intervenção artística em nosso prédio. 

Disponibilizando 22 obras dos(as) artistas, o centro cultural transformou  o CIVI-CO em uma grande galeria de arte, com fotos, pinturas e gravuras, harmonizadas com espaços de todo o prédio. Deixando nossa comunidade ainda mais bonita e alegrando a rotina de todos que trabalham aqui.   

Pensando na ideia de agir juntos, comemoramos também no mês de novembro, os 15 anos do Centro Cultural b_arco, em um sábado muito animado nos reunimos para reencontrar amigos e construir novas conexões utilizando a arte, a música e a literatura como fonte inspiradora. 

Cine CIVI-CO

O mês de novembro é conhecido por ser um mês de luta e representatividade, pois é o mês da consciência negra. Pensando nesta data realizamos a exibição de produções cinematográficas com temas raciais. 

A mostra de cinema foi realizada no nosso auditório com a exibição dos filmes: A Trilha do Racismo Estrutural- por AD Junior, A cor do Voto ( Celso Luiz Prudente)  e Tecendo a Liberdade (Luiza Matravolgyi), foi uma oportunidade de compartilhar experiências e levantar questões estruturais que podem ser mudadas em nossa sociedade.

Logo após a exibição realizamos uma interessante roda de conversa com o Professor Hélio Santos , Celso Prudente (A Cor do Voto) , Jenniffer Candaces (Piraporiando), Gui Guardião (CIVI-CO) e Patrícia Villela Marino do Humanitas360. Tivemos também a oportunidade de ouvirmos as histórias de vida das meninas da cooperativa social Tereza Vale a Pena. 

Para finalizar nosso mês comemorativo juntamente com a piraporiando e o The Question Mark, realizamos um grande encontro para falar de um tema que une todos, a comida. 

O encontro do Hub Alimentação do CIVI-CO, comandado por Pedro Campos da TQM, proporcionou uma reflexão sobre uma alimentação sustentável consciente. Ainda tivemos o lançamento do Projeto Aye, uma parceria entre a Piraporiando e a Free Soul Food, que pretende difundir uma cultura educativa  socioambiental através da comida.

Longa Vida ao CIVI-CO!  

O CIVI-CO só acontece quando a comunidade acontece, com esse lema conseguimos atrair e incentivar ideias inovadoras e comprometidas com as demandas socioambientais. Essa relação só é possível por conta dessa troca existente todos os dias. 

Relações que vão além do empresarial as conexões existentes aqui são afetivas e unidas com um propósito maior. Isso fez o CIVI-CO acontecer mesmo em momentos difíceis como os anos de 2020 e 2021, no qual assim como todo o planeta fomos afetados pela pandemia do Covid-19.  

Sobrevivemos e seguimos firmes, sendo esta ponte construída através de fortes alicerces utilizando como norte a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, acreditando no poder transformador que emana das boas ideias e das atitudes que podem impactar vidas e o mundo.