fbpx

Mobilidade social através da Gastronomia

Uma mudança significativa está agitando o cenário do “Da Quebrada”, restaurante-escola fundado pelo chef Edson Leite e pela psicóloga Adélia Rodrigues, sua sócia na Gastronomia Periférica.  Localizado no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, o Da Quebrada programa a sua reabertura no Coworking do CIVI-CO neste mês de agosto.

Originalmente vegano, o menu do Da Quebrada passará a incorporar insumos agroecológicos adquiridos de pequenos produtores das extremidades da capital paulista, além de incluir opções com carnes e peixes.

“Continuamos contando com o apoio da Unilever, que nos proporciona uma linha completa de nutrição, incluindo nossa antiga parceira, a Mãe Terra”, revela Edson Leite.

Leia: “Da Quebrada muda de endereço e amplia o menu com peixes e carnes” 

Negócio periférico de impacto social

A Gastronomia Periférica (GP) não é apenas um empreendimento gastronômico, mas uma plataforma de mobilidade social. Acreditando no poder da educação para transformar vidas e reduzir desigualdades, a empresa oferece cursos de culinária totalmente gratuitos, capacitando mais de mil alunos(as) desde sua fundação.

Esta iniciativa social tem como missão central a formação culinária de mulheres das periferias, promovendo inclusão e oportunidades em um setor tradicionalmente elitizado. Além das aulas presenciais, a instituição expandiu suas atividades para o ensino a distância, permitindo que estudantes de todo o Brasil tenham acesso às oportunidades oferecidas.

Da teoria à prática

No curso de Gastronomia da GP, os alunos têm a oportunidade valiosa de estagiar no restaurante-escola Da Quebrada, uma iniciativa que surgiu em parceria com a Mãe Terra e que agora migra para o CIVI-CO.

Esse estágio prático é essencial para aplicar os conhecimentos adquiridos e se tornar um profissional de cozinha competente. Além disso, a Gastronomia Periférica tem sido reconhecida como um ponto de transformação através da gastronomia, inspirando histórias de mudança, desde a sua consolidação como escola em 2018.

Para além da formação gastronômica, a GP desenvolveu outras vertentes de atuação, incluindo conteúdo audiovisual, parcerias educacionais e o aplicativo que mapeia empreendedores das periferias de São Paulo. 

Colaborar para fortalecer

Esta parceria com o Da Quebrada representa uma grande contribuição para a missão do CIVI-CO, que é ser uma Comunidade de impacto socioambiental agregadora, ultrapassando os limites do Coworking em Pinheiros.

Ao unir forças com a Gastronomia Periférica, o CIVI-CO oferece um ambiente frutífero para o empreendedorismo social, onde a educação, o desenvolvimento econômico e o impacto social se entrelaçam de maneira sinérgica.

A mudança do Da Quebrada para o CIVI-CO comprova que é possível multiplicar o impacto positivo coletivamente. Este novo espaço não só amplia as atividades do CIVI-CO enquanto negócio de impacto, mas também reafirma seu propósito de promover práticas sustentáveis e inclusivas.

Abrir chat
Oi, como podemos te ajudar?