Nos últimos anos, a sustentabilidade deixou de ser um diferencial e se tornou uma exigência no mundo dos negócios. As empresas que ignoram as boas práticas socioambientais não estão só apenas colocando em risco o futuro do planeta e de toda vida terrestre, mas também comprometendo sua relevância e competitividade no mercado.
Segundo levantamento produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e divulgado pela Agência Brasil em 2022, seis em cada dez empresas têm uma área ou departamento de sustentabilidade. O número quase dobrou em relação ao ano de 2021, quando 34% das indústrias no país relataram ter essa preocupação.
No CIVI-CO, atuamos como um hub de impacto socioambiental, impulsionamos iniciativas transformadoras e fomentamos de maneira colaborativa a inovação. Somos um ecossistema com mais de 130 empresas unidas pelo propósito de tornar o mundo um lugar melhor.
A seguir, destacamos alguns dos membros da nossa Comunidade que desenvolvem soluções sustentáveis.
Impacto Ambiental positivo
▪️ Positiv.a
Fundada em 2016, a Positiv.a é uma empresa brasileira que desenvolve produtos de limpeza e autocuidado. Eles acreditam que é possível cuidar da casa, dos nossos pertences e do corpo de forma saudável e sustentável. Todos os produtos da empresa são biodegradáveis e embalados em materiais compostáveis e recicláveis. Em 2023, a marca compensou 120% das embalagens que colocou no mercado. Seus produtos, além de eficazes na limpeza, são formulados para minimizar o impacto ambiental, sem ingredientes nocivos que poluem rios e oceanos ou prejudicam a fauna marinha.
A Sea Shepherd foi fundada pelo Capitão Paul Watson em 1977, para combater crimes ambientais nos oceanos. Com a expansão da ONG, a iniciativa chegou ao Brasil, onde sua missão é proteger a vida marinha e combater a destruição de habitats. Utilizando táticas inovadoras e ações diretas, a Sea Shepherd Brasil defende a biodiversidade de nossos rios e mares, aplicando leis de conservação. Suas campanhas visam proteger os animais marinhos e as aves aquáticas da pesca ilegal, da destruição de habitats e da exploração em cativeiro.
▪️ The Natural Conservancy Brasil (TNC)
Com 35 anos de atuação no Brasil, a TNC trabalha na conservação e restauração ambiental. Atuando na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, a organização incorpora boas práticas de negócios e políticas governamentais, inspirando outros a agir. Entre seus resultados expressivos estão a criação de uma política pioneira de rastreabilidade da pecuária bovina na Amazônia e um estudo inédito sobre o potencial de absorção de carbono em florestas restauradas no Cerrado.
▪️ Rare
Líder global na aceleração da mudança social, a Rare atua há mais de 50 anos em 60 países, apoiando milhões de pessoas e comunidades ao redor do mundo. Comprometida com o bem-estar e a prosperidade de toda a vida na Terra, a organização combate as alterações climáticas, promove a biodiversidade e a equidade na conservação, e direciona fundos públicos e capital privado para melhores resultados ambientais. No Brasil, a Rare já atuou em sete estados costeiros desde 2015, e atualmente foca seus esforços no Pará.
A transformação é coletiva
Além desses projetos, o CIVI-CO abriga diversas iniciativas que atuam direta ou indiretamente com soluções de impacto socioambientais, como The Question Mark, Wildlife Works, Fervura no Clima, Horta da Terra e muitas outras.
O trabalho feito diariamente por todas essas startups, organizações e institutos nos dão esperança para acreditar em um futuro onde o progresso e a sustentabilidade sejam equalizados.
É crucial que as empresas não apenas implementem práticas sustentáveis internamente, mas também desenvolvam produtos e serviços que reflitam esse compromisso. A sustentabilidade não é uma tendência passageira, mas uma necessidade urgente e contínua para garantir a nossa sobrevivência no planeta.