LGT Group lança seu Guia de Filantropia Estratégica no Brasil

LGT Group lança seu Guia de Filantropia Estratégica no Brasil

A necessidade de engajamento filantrópico é maior hoje do que nunca. Com as ameaças ambientais, que atingem níveis sem precedentes, e o aumento da polarização social em muitas partes do mundo, a urgência de ação cresce.

À medida que os governos lutam para enfrentar os desafios globais e a concentração de riqueza aumenta, as famílias afluentes têm uma responsabilidade crescente de se envolver e demonstrar liderança. E enquanto a principal motivação e propósito da filantropia deve ser contribuir para um desenvolvimento mais sustentável, o engajamento filantrópico também ajuda a entender melhor os desafios globais, facilita a autorreflexão e uma visão positiva da vida.

Esta é uma parte do prefácio escrito pelo H.S.H. Príncipe Max von und zu Liechtenstein, presidente do LGT Group e fundador da LGT Venture Philanthropy, no “Guia de Filantropia Estratégica”, produzido pelo LGT Private Banking em co-autoria com Philanthropy Insight (Pi).

De acordo com Príncipe Max, “alinhar as atividades filantrópicas com o contexto mais amplo do portfólio de negócios dos filantropos pode adicionar mais complexidade, mas também pode aumentar o impacto geral na sociedade”.

Nina Hoas, chefe de Philanthropy Advisory no LGT Private Banking, explica que “a doação colaborativa, o apoio à mudança sistêmica, o investimento de impacto e as soluções baseadas no mercado são a linguagem dos filantropos de hoje que também adotam uma abordagem mais holística, alinhando suas doações de perto com suas atividades comerciais”.

Guia, traduzido para o português, é feito para quem quer impactar positivamente o mundo. O objetivo é ajudar a identificar as causas de interesse, agregar valor e gerar o maior impacto possível com os recursos que cada ou cada família tem para esse fim.

Lançamento no Brasil

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Foto: Jane Monteiro

No dia 11 de abril, o Instituto Humanitas360, na figura de sua presidente Patrícia Villela Marino e do conselheiro Ricardo Villela Marino, foi anfitrião do lançamento do Guia de Filantropia Estratégica. Realizado no espaço CIVI-CO, em São Paulo, o evento contou com a presença do Príncipe Max.

Para Patrícia, fundadora do CIVI-CO, filantropa e ativista, é importante que todos se sintam incentivados e incomodados à fazer a filantropia:

“A filantropia é para todos, é preciso mudar o paradigma, desburocratizar e incentivar a cultura de doação participativa e sistêmica, se possível com a incidência em políticas públicas, é preciso que sejamos solidários e nos coloquemos no papel que quem precisa de apoio”.

Ao longo dos quatro capítulos, o Guia de Filantropia Estratégica incentiva a cultura de doação pelo mundo e reúne depoimentos de mais de 30 filantropos influentes, de diferentes países e áreas de atuação, incluindo o empresário brasileiro Elie Horn, o ator norte-americano Matt Damon e a empreendedora social zimbabueana Tsitsi Masiyiwa.

Leia o Guia completo