Por Instituto Escolhas
A Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente, criada pelo Instituto Escolhas em 2017, já concedeu 40 bolsas de mestrado e doutorado para pesquisadores dedicados a estudar o desenvolvimento socioeconômico e a sua relação com o meio ambiente no Brasil. Único programa de bolsas do país com esse recorte, a Cátedra lança agora uma edição exclusiva para mestrandos e doutorandos da região Nordeste que pesquisam o bioma Caatinga.
“Olhar para a Caatinga e sua sociobiodiversidade é urgente neste momento em que a desertificação do bioma ganha aspectos cada vez mais preocupantes. Ao apoiar pesquisas sobre os desafios ambientais sob o viés econômico, a Cátedra Escolhas colabora para identificar as soluções que já habitam aquele bioma, mas ainda precisam ser trazidas à realidade”, explica Cinthia Sento Sé, responsável pelo programa.
Cinthia ressalta que pesquisas focadas em outros biomas também podem participar do processo seletivo da Cátedra Escolhas – desde que atendam todos os outros requisitos do edital. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 23 de março. Os selecionados receberão bolsa mensal de R$ 2.520,00 (para mestrandos) e R$ 3.100,00 (para doutorandos).
Pesquisas apoiadas pela Cátedra Escolhas englobam temáticas como justiça climática, águas e segurança hídrica, sistemas alimentares, agricultura, economia verde, fontes renováveis de energia, economia de baixo carbono, florestas, bioeconomia, desenvolvimento sustentável, riscos socioambientais do sistema financeiro e valoração de serviços ecossistêmicos, mineração, entre outros.
As pessoas candidatas interessadas devem enquadrar-se nos seguintes perfis:
1) Ser nascido(a) em um município da região Nordeste e estar regularmente matriculado(a) em curso de mestrado ou doutorado vinculado a um programa de pós-graduação stricto sensu da área de conhecimento Economia em instituição situada na região Nordeste;
2) Ser nascido(a) em um município da região Nordeste e estar regularmente matriculado(a) em curso de mestrado ou doutorado vinculado a um programa de pós-graduação stricto sensu em área interdisciplinar, com Linha de Pesquisa em Economia e orientador com formação em Economia, em instituição situada na região Nordeste.
Segundo o edital, o processo seletivo priorizará, ainda, as candidaturas de indígenas ou afrodescendentes – a exemplo do que já acontece com o edital exclusivo da Cátedra Escolhas para pesquisadores da Amazônia Legal, lançado anualmente desde 2022.