Diversidade e Direitos Humanos: deveres CIVI-CO

Diversidade e Direitos Humanos: deveres CIVI-CO

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) divulgou a relação das organizações que receberam o Selo de Direitos Humanos e Diversidade 2022 por suas iniciativas de inclusão e boas práticas de Direitos Humanos.

A quinta edição do Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade bateu o recorde em número de iniciativas inscritas e reconhecidas, desde a implantação do programa. Ao todo foram 313 inscritas, das quais 227 receberam o selo. Entre as homenageadas, 5 iniciativas fazem parte da Comunidade CIVI-CO.

É com muita alegria que parabenizamos os nossos membros vencedores: Piraporiando, Reflexões da Liberdade, Walking Football Brasil, Instituto Sempre Movimento e Estou Refugiado.

O Selo é organizado pela Coordenação de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (CPDDH) da SMDHC. Ele destaca as ações mais representativas de inclusão e diversidade adotadas por diferentes tipos de organizações, em 12 categorias temáticas:

  • Infância e Adolescência; Igualdade Racial;
  • Pessoa Imigrante;
  •  Juventude;
  • LGBTI;
  • Mulher;
  • Pessoa com Deficiência;
  • Pessoa em Situação de Rua;
  • Pessoa Idosa;
  • Pessoa Privada de Liberdade e Egressa;
  • Povos Indígenas;
  • Transversalidades

“A Equipe da Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos ficou extremamente feliz com a quantidade de iniciativas inscritas na 5ª edição e demonstra que mesmo com o aumento das desigualdades e abusos na pandemia, temos diversas iniciativas que buscam alicerçar e garantir os Direitos Humanos”, avalia a coordenadora da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Silvana Maiéski Barradas.

Reconhecimento e Impacto 

Podem se inscrever no Selo: empresas privadas, empresas públicas e de economia mista, órgãos públicos e organizações do Terceiro Setor que estejam localizadas na cidade de São Paulo.

As iniciativas reconhecidas passam a integrar a Rede do Selo, com o propósito de trocar entre si experiências e resultados alcançados. Durante o ano, são organizados quatro encontros, virtuais ou presenciais, com esse propósito.

O Selo também pode ser utilizado pelas organizações como diferencial da instituição na adoção de boas práticas de atuação no campo da promoção dos Direitos Humanos e da diversidade.

Entre as organizações cujas iniciativas foram agraciadas há empresas de grande porte (como o Metrô de São Paulo), escritórios de advocacia de renome, organizações internacionais (como a Cruz Vermelha de São Paulo) e instituições do Terceiro Setor de reconhecido trabalho humanitário.

Comunidade unida pela Diversidade e Direitos Humanos 

O CIVI-CO é uma comunidade de empreendedores, organizações e ativistas cívico socioambientais que trabalham para gerar transformações positivas na sociedade e no espaço público.

Apostamos na força da diversidade e dos direitos humanos para formar uma comunidade colaborativa.  promover conhecimento para engajar a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada nas causas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

O reconhecimento de cinco iniciativas da nossa Comunidade justifica esse trabalho e envolvimento do CIVI-CO em causas necessárias e urgente.

Conheçam as iniciativas contempladas com o Selo:

Trilhas da Diversidade (Piraporiando)

A Piraporiando é um Negócio de Impacto Social que atua em prol de uma educação antirracista, antibullying, antipreconceito e de promoção da equidade de gênero. A “Trilhas da Diversidade” é um programa de educação que apresenta uma proposta de formação continuada para a comunidade escolar.

RH do Egresso (Reflexões da Liberdade).

O objetivo dessa iniciativa é quebrar o círculo vicioso da criminalidade ao remover barreiras à integração social e oferecer oportunidade concretas para aqueles que tenham cumprido pena no sistema prisional para reconstruir suas trajetórias, oferecendo apoio integral, que inclui atividades de desenvolvimento individual, psicológico e profissional.

Futebol para 60+ (Walking Football Brasil)

Walking football é uma versão do futebol que conhecemos, mas de uma forma inclusiva, em que se joga caminhando e não correndo. Nasceu na Inglaterra, está presente em mais de 16 países e é representado no Brasil pela Walking Football Brasil.

Envelhecer Sustentável (Sempre Movimento)

O programa “Envelhecer Sustentável” é constituído por ações de promoção de saúde voltadas a criar soluções de impacto que capacitem a autonomia de um envelhecer bem sucedido,bem como favorecer a reflexão sobre uma vida ativa e funcional.

Projeto Cores do Mundo (Estou Refugiado)

A ONG Estou Refugiado iniciou um projeto artístico ambicioso neste mês de abril. Trabalhando lado a lado com o Grupo de Artistas Plásticos Refugiados, pretende preencher de cor, alegria e esperança o vazio dos tapumes das construções civis das nossas cidades. O projeto visa atingir três pilares: renovação urbana, efervescência cultural e desenvolvimento econômico.

Conheça todas as iniciativas distinguidas com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade 2022.