Comunicando com propósito no Meetup CIVI-CO

Comunicando com propósito no Meetup CIVI-CO

Falar, digitar, explicar, registrar, fotografar… Afinal, o que é comunicação para você? Somos bombardeados diariamente por ondas de informações por todos os lados, mas quanto desse conteúdo “involuntário” é relevante para a sua vida? Quanto dele você realmente absorve e como faz isso?

Já parou para pensar que você também interage como um meio de comunicação que influencia as pessoas ao seu redor? Então, para combater a desinformação é necessário ter o domínio de determinadas técnicas e consciência do impacto gerado pela mensagem disseminada.

Leia: Fake News: A força da (des)informação na rede

Pensando nesse potencial que cada pessoa tem de ser um(a) comunicador(a) e na necessidade de uma comunicação transparente no mundo dos negócios de impacto, no último dia 12 de maio, o CIVI-CO realizou um Meetup com o tema “Comunicação com Propósito”. O encontro entre comunicadores(as), empreendedores(as) e a sociedade civil dialogou sobre a importância de transformar através da informação.

O evento proporcionou um dia de reflexões e aprendizados, além de um painel com a presença de especialistas em Comunicação, como: Jairo Malta (jornalista e colunista da Folha de S.Paulo), Cris Guterres (jornalista e apresentadora da TV Cultura) e Ana Claudia Ferrari (editora-chefe da SSIR Brasil).

Comunicação aliada 

Nesta conversa onde o princípio de “Comunicação com Propósito” se materializou e ganhou forma, os(as) comunicadores(as) partilharam experiências sobre como a informação com responsabilidade socioambiental pode ser uma aliada para as causas de impacto e para difundir as métricas ESG e os ODS.

“Nosso principal objetivo é proporcionar um protagonismo das pessoas pretas, periféricas, LGBTQPAI+. A gente conseguiu conquistar esse espaço dentro de uma TV pública e aberta, que tem sinal para todo Brasil, o programa tá no ar há dois anos, em seis meses de programa nós ganhamos o troféu mulher imprensa como melhor programa com temática diversidade na televisão brasileira”, afirmou Cris Guterres, sobre o seu programa “Canal Livre”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ao decorrer do dia aconteceram oficinas com Robson Rodriguez (fundador da Influência Negra) e Luciene Antunes (fundadora da Oficina de Impacto). A programação também incluiu os pitches de membros da Comunidade CIVI-CO e um almoço delicioso com a comida afetiva preparada pela chef Thayná Negreiros da Alimento.

Conheça nossos canais e conteúdos audiovisuais de Mídia e Comunicação!