Como cuidar do planeta com simples mudanças?

Como cuidar do planeta com simples mudanças?

Por Positiv.a

Você sabia que a primeira escova de dentes que você usou na vida ainda está pelo planeta? Sabia que na composição da sua pasta de dente tem derivados de petróleo? Ou que o óleo de amêndoas que você passa no corpo é repleto de conservantes, parabenos e essências artificiais?

Pois é, esses são apenas alguns exemplos de produtos que estão no nosso dia a dia e que impactam, direta e indiretamente, a nossa saúde e o meio ambiente. E mesmo cientes disso, sabemos que nem sempre é fácil trocar os produtos convencionais, que já fazem parte da nossa rotina, por opções ecológicas e que respeitam o corpo e a natureza.

Por isso, queremos mostrar que é, sim, possível cuidar do planeta com pequenas trocas positivas. Entretanto, antes de qualquer coisa, é importante reconhecer que está tudo bem a gente não saber de tudo e que a mudança para um estilo de vida mais ecológico acontece no tempo de cada pessoa.

Comece a mudança pela sua casa

Se queremos mudar nossos hábitos, faz sentido começarmos pelo nosso universo particular, ou seja, pela nossa casa.

Por isso, acreditamos que fazer algumas trocas positivas, como se livrar dos produtos de limpeza convencionais que utilizamos na limpeza do lar – aqueles milhares de produtos que muitas vezes são nocivos para a saúde, sabe? – por opções ecológicas e sustentáveis, faz toda a diferença.

Às vezes, uma única alternativa de multiuso, por exemplo, substitui pelo menos 8 produtos diferentes e você, além de ter um melhor custo-benefício, colabora com o meio ambiente usando menos – ou nenhum – plástico.

Ou também podemos começar pela troca da esponja convencional da nossa cozinha,  que é feita de plástico e demora milhares de anos para se decompor, pelas buchas vegetais – que são naturais, biodegradáveis e compostáveis.

Que tal estender para o autocuidado?

Da mesma forma, optar por produtos de autocuidado que cuidam do nosso corpo e do planeta pode parecer uma atitude pequena, mas a longo prazo, acredite, gera um grande impacto positivo.

E talvez saber que a sua primeira escova de dente ainda está no planeta seja o empurrão que você precisa para trocar as escovas convencionais, de plástico, pelas de bambu – que por ser feita de planta se biodegrada rapidamente!

Pequenas trocas, grandes impactos

É claro que as trocas positivas não ficam somente no campo do consumo. Também é possível adotar atitudes nas demais áreas da vida. Reduzir a ingestão de carne, ler os rótulos dos produtos, optar por produtos com embalagens recicláveis ou reutilizáveis e dar preferência a produtos naturais são alguns dos milhares de exemplos que existem.

Além disso, é preciso que as empresas assumam cada vez mais um compromisso com as questões socioambientais. Foi a partir desse questionamento e do repensar os nossos hábitos de consumo que nasceu a positiv.a: uma empresa que, por meio de produtos e serviços, dedica-se a restabelecer o equilíbrio entre meio ambiente e sociedade.

Economia circular, agricultura familiar e reciclagem são algumas  das nossas maiores responsabilidades, e acreditamos que elas precisam estar cada vez mais no vocabulário das empresas, no Brasil e no mundo.

Por isso, fica o convite: que comecemos hoje mesmo as pequenas mudanças, as nossas trocas positivas – e que no final farão grande diferença. Quer conhecer mais sobre a gente e se surpreender com as trocas positiv.as que oferecemos? Então, visite as nossas redes sociais!

positiva.eco.br | @positiv.a 

Sozinhos, somos gota,

Juntos, somos oceano.