Em 2022, o Censo do IBGE apontou que o Brasil possui mais de 5,7 milhões de jovens entre 16 e 17 anos. Entretanto, segundo o TSE, somente 24% de todos os possíveis eleitores nessa faixa etária possuem o Título de Eleitor.
Mesmo com essa baixa adesão, nas últimas eleições, a juventude fez a sua parte e deixou o seu legado: mais de 2 milhões de jovens se tornaram aptos a votar pela primeira vez!
Em um país que luta pela reconstrução da sua democracia, essa prática eleitoral deve ser constantemente incentivada. Com tudo isso, é interessante notar que não faz nem quatro décadas que esse direito foi conquistado judicialmente.
Os precursores
Três anos após o fim da ditadura militar no Brasil, as entidades estudantis estavam trabalhando a todo vapor. Liderado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), nascia e se desenvolvia o movimento “Se liga 16”.
Em outubro de 1988, a Assembleia Constituinte aprovou o voto facultativo aos 16 anos. Nas galerias do Congresso, cerca de 600 jovens comemoraram a decisão: “Chegou a nossa vez, voto aos 16!”. A proposta obteve o voto favorável de 355 constituintes.
Desde então, essas entidades acadêmicas, artistas politicamente engajados e órgãos públicos vêm trabalhando na conscientização da juventude. Em 2024, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, fez um registro sobre a relevância de toda essa mobilização:
“É muito importante essa divulgação, para que os jovens saibam que ainda há tempo de se dirigirem até o cartório eleitoral, tirarem seu título com biometria, para que possam votar nas eleições deste ano, decidindo o seu prefeito, a sua prefeita, seus vereadores, suas vereadoras.”
Leia mais sobre a importância da educação política
Uma geração consciente
Para garantir o seu direito civil à democracia é fundamental emitir e/ou regularizar o Título Eleitoral até o dia 8 de maio. Spoiler: é muito fácil, rápido e sem complicações!
A primeira forma de emitir seu Título é via internet, sem precisar sair de casa. Basta entrar no site do TSE, escolher a opção “Serviços Eleitorais”, em seguida clicar em “Autoatendimento” e preencher o cadastro. Quando o seu Título estiver pronto, ele estará disponível no aplicativo e-Título (IOS ou Android).
Para quem prefere tirar o Título pessoalmente, os cartórios eleitorais irão atender o público das 9h às 17h. É só pesquisar o mais próximo de você e levar um documento com foto e comprovante de residência.
Informação é tudo
Com o Título em mãos, é chegado o momento de conhecer não apenas os(as) candidatos(as), mas também suas propostas. Para isso, busque fontes confiáveis e compreenda a responsabilidade do seu voto para a democracia do Brasil.
Lembre-se de que a sua escolha moldará o futuro da nossa sociedade e de que o prazo para emitir e/ou regularizar o seu Título Eleitoral é até 8 de maio. O primeiro turno das Eleições 2024 está marcado para acontecer no dia 6 de outubro.