Certamente, o consenso é de que o ESG veio para se estabelecer. Além de ser uma temática urgente e imprescindível no contexto corporativo, abrangendo empresas de pequeno a grande porte – e até multinacionais, observa-se uma crescente consolidação do assunto com setores dedicados nas organizações e profissionais cada vez mais habilitados para atuarem de maneira focalizada nos elementos representados pela sigla.
O ecossistema ESG também incentiva a realização de eventos e ocasiões propícias para a troca de experiênciase a criação de redes de contatos entre aqueles que já estão ativos nessa área. Tais eventos se destacam como oportunidades significativas para essa interconexão.
Diante disso, fizemos uma seleção de dez eventos que são indispensáveis para os profissionais envolvidos com ESG acompanharem em 2024.
Confira!
A Expo Favela Innovation é uma feira de negócios, cujos expositores são empreendedores e startups da favela. O objetivo é dar visibilidade para iniciativas e, assim, promover um palco para este encontro com investidores que possam acelerar estes empreendimentos e gerar negócios, a partir das oportunidades que nascerão nos eventos.
Quando: a definir.
O evento contará com imersões, experiências, ativações de empresas e parceiros sobre a evolução da agenda ESG de cada participante.
Quando: 26 e 27 de março
O evento promove uma imersão no tema Sustentabilidade e ESG, propondo o desenvolvimento integrado e sustentável de negócios e comunidades. No LS você encontra conteúdo, inovação e vai se conectar com outras cidades e Startups que tenham como propósito desenvolver soluções de impacto socioambiental. Uma oportunidade para debater temas atuais, fazer negócios e novas conexões. Evento com certificado.
Quando: 23 e 24 de abril
A Feira Preta é um evento brasileiro, o maior de cultura e empreendedorismo negro da América Latina. O festival anual reúne empreendedores negros das áreas de moda, música, gastronomia, audiovisual, design, tecnologia, entre outras.
Quando: 03 a 05 de maio
O congresso online, com transmissão via YouTube, no dia 19 de junho, promoverá uma série de painéis sobre a importância das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) nos setores público e privado. O Summit ESG é realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Quando: 19 de junho
O megaevento tem o compromisso de incentivar a inovação e a tecnologia como impulsionadores de negócios, contribuindo para o crescimento de todo o mercado. Em suas edições anteriores, o Rio Innovation Week já recebeu grandes nomes como Spike Lee, Richard Branson, Steve Wozniak, Camila Farani, Monique Evelle, Nathalia Arcuri e até Anitta. Em 2024, não deve ser diferente: a conferência deve trazer as mentes mais brilhantes dos setores de tecnologia e inovação para quatro dias de insights, conexões e negócios.
Quando: 13 a 16 de agosto
O evento que será realizado em Manaus-AM, o Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia vai apresentar, durante dois dias, uma série de palestras abordando a importância, as vantagens e oportunidades das energias limpas, do Polo Industrial de Manaus, da mitigação e compensação de gases do efeito estufa e outros.
Quando: 11 e 12 de setembro
Com o tema: “Sustentabilidade Integrada: Rumo a um Futuro Responsável”, o encontro será realizado no Hotel Novotel Jaraguá Conventions, em São Paulo, no dia 20 de setembro, e contará com um corpo de palestrantes composto por verdadeiros especialistas nas diferentes causas abordadas pela agenda ESG dentro do mercado, seja por meio da sustentabilidade dentro das corporações ou ações sociais que impactam a vida das pessoas.
Quando: 20 de setembro
O Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE) foi idealizado e é realizado pela Rede Filantropia desde 2014. Seu objetivo é abordar, em quatro dias, os principais e mais atuais temas da gestão do Terceiro Setor, incluindo aspectos da legislação, contabilidade, comunicação e marketing, tecnologia, voluntariado, captação de recursos, administração, entre outros.
Quando: 23 a 26 de outubro
O objetivo principal do G20 é reunir regularmente as mais importantes economias industrializadas e emergentes para discutir questões-chave da economia global e promover políticas compatíveis com o comunicado aprovado pelo Grupo formado pelas 20 maiores economias do planeta.
Quando: 18 e 19 de novembro